DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis) são infecções que são transmitidas de uma pessoa para outra através do contato sexual. Podem ser causadas por bactérias, vírus ou parasitas e podem afetar os órgãos genitais, a boca e outras áreas do corpo. Enquanto algumas podem ser curadas com antibióticos, outras, como o HIV/AIDS, não podem ser curadas, mas podem ser tratadas com medicamentos. É importante fazer o teste de DSTs regularmente para evitar a propagação da infecção.
As doenças sexualmente transmissíveis podem ter uma variedade de sintomas, incluindo:
coceira ou queimação genital; dor durante a micção ou relação sexual; corrimento incomum dos órgãos genitais; feridas; inchaços nos órgãos genitais.
Os casos mais comuns de DSTs são:
Vírus do papiloma humano: Infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo, dependendo do tipo do vírus.Herpes genital: Infecção comum sexualmente transmissível caracterizada por dor e feridas genitais.Clamídia: Uma doença comum e sexualmente transmissível que pode não apresentar sintomas.Gonorreia: Infecção bacteriana sexualmente transmissível que, se não for tratada, pode causar infertilidade.AIDS: A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções.Sífilis: Infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual que começa como uma ferida indolor.

DSTs: Quais são?
Se não forem tratadas, as DSTs podem levar a complicações graves de saúde, como infertilidade e até a morte. É importante fazer o teste regularmente se você acha que pode ter sido exposto a uma infecção.
O tratamento depende do tipo de infecção e pode incluir antibióticos, medicamentos antivirais ou cremes tópicos. É importante seguir cuidadosamente as instruções do seu médico para reduzir o risco de espalhar a infecção para outras pessoas.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.