A estrona é um tipo de estrogênico. É um hormônio sexual feminino. Tem muitas funções no corpo, incluindo o desenvolvimento ósseo e mamário, regulação do ciclo menstrual e regulação da distribuição de gordura.

O exame de estrona é usado para medir a quantidade no sangue. O exame pode ser usado para diagnosticar ou monitorar condições que causam altos níveis de produção de estrona, como câncer e puberdade precoce.

É um hormônio sexual que é produzido pelos ovários e outros tecidos. É usado para tratar câncer de mama, câncer de próstata, câncer de endométrio e outros tipos de câncer.

Qual o valor de referência do exame:

Fase do ciclo menstrual                  Valor de referência

Fase folicular:                                                                     1 a 13,8 ng/dL

Fase lútea:                                                                         1,6 a 17,3 ng/dL

Pós menopausa:                                                                até 6,8 ng/ dL.

Exames para determinar sua concentração são importantes para investigação de hipogonadismo, puberdade precoce, diagnóstico de tumores feminilizantes e acompanhamento de reposição hormonal na menopausa, uma vez que a estrona é o estrogênio circulante predominante após a menopausa. Aumento na síndrome dos ovários policísticos, gravidez e obesidade. Valores diminuídos podem indicar hipogonadismo.

Uma das formas de aumentar a estrona, é consumir alimentos ricos em fito-estrogénio como, por exemplo, soja. Frutas que podem ajudar a elevar os níveis de estrogénio: Maças, cerejas, ameixas, tâmaras e romãs. Legumes: Feijões, beterraba, cenouras, aipo, beringela, lentilhas e ervilhas. Sementes: Abóbora, gergelim, girassol e alfafa

Estrona: O Que é e Para que Serve o Exame?

Estrona: O Que é e Para que Serve o Exame?

Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.