A esquizofrenia é um distúrbio cerebral crônico, grave e incapacitante. Afeta como uma pessoa pensa, sente, se comporta e se relaciona com os outros. As pessoas com esse distúrbio podem parecer que às vezes perderam o contato com a realidade ou exibem comportamentos incomuns ou assustadores para os outros. Pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldade em dizer a diferença entre experiências reais e irreais. Eles também podem ter dificuldade em organizar seus pensamentos e tomar decisões.
Pode ser diagnosticado por um psiquiatra ou um psicólogo.
Os sintomas da esquizofrenia incluem:
Alucinações (ver coisas que não existem)
Delírios (acreditar em coisas que não são verdadeiras)
Discurso ou comportamento desorganizado
Falta de expressão emocional
A esquizofrenia é o transtorno psicótico mais comum. Afeta cerca de 1% da população mundial. A esquizofrenia pode causar sintomas positivos, como alucinações, delírios e fala desorganizada, e sintomas negativos, como retraimento social, falta de motivação e baixa expressão emocional.
A esquizofrenia é causada por muitos fatores. Estes incluem genética e meio ambiente. Quanto mais fatores de risco para a esquizofrenia alguém tiver, maior a probabilidade de desenvolvê-la. Não há cura para esse distúrbio, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlá-la, como medicação antipsicótica e psicoterapia (terapia da fala).

O Que é Esquizofrenia? Sintomas e Tratamento
Os tratamentos incluem:
Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
Medicação
Intervenções psicossociais
Terapia familiar
A causa exata não é conhecida, mas parece provável que fatores biológicos (por exemplo, genética) e fatores ambientais (por exemplo, estresse) desempenhem um papel no desenvolvimento da doença.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.