Tarja preta é um tipo de medicamento que possui restrições da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a venda e uso. Estes medicamentos são classificados como substâncias controladas, pois possuem alto potencial de abuso e dependência. Por isso, só podem ser vendidos com receita médica e em farmácias cadastradas na Anvisa. Os medicamentos tarja preta são usados para tratar doenças graves ou crônicas que não têm outras opções terapêuticas disponíveis, como alguns tipos de câncer, epilepsia e dor crônica.
Esta lista foi estabelecida pelo Conselho Federal de Farmácia com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes e regulamentar a venda destes medicamentos. Os medicamentos incluídos na Tarja Preta são aqueles que possuem propriedades terapêuticas fortes, sendo considerados potencialmente perigosos quando usados sem orientação médica.
Alguns exemplos destes medicamentos são:
anfetaminas;
benzodiazepínicos;
pioides;
antidepressivos.

O Que é Tarja Preta? E Para Que Serve?
Medicamentos sem tarjas significam que não têm muitos efeitos colaterais graves e geralmente não precisam de receita médica. Isso não significa que você deva tomar o medicamento sem orientação do seu médico ou farmacêutico, pois esses produtos também apresentam efeitos colaterais e contra-indicações.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.