Uma prótese dentária fixa é um aparelho dentário que substitui os dentes perdidos. Geralmente são feitos de porcelana ou metal e podem ser usados para substituir um ou mais dentes perdidos. Existem diferentes tipos de próteses fixas, como próteses totais, próteses parciais e pontes.

Uma prótese fixa é necessária quando há perda completa dos dentes naturais que não podem ser restaurados por outros meios. Também ajuda a manter a saúde da boca, evitando que os alimentos fiquem presos entre os dentes e a gengiva.

As causas da perda dentária podem ser devido à cárie dentária, doença gengival, lesões ou distúrbios genéticos.

Existem muitos tratamentos que podem ser feitos para restaurar a aparência natural do seu sorriso, incluindo pontes, dentaduras e implantes dentários.

Os implantes dentários são uma opção de tratamento para aqueles que perderam um ou mais dentes devido a lesão ou cárie dentária. Eles são ancorados no maxilar por um parafuso de implante e fornecem uma base sólida para dentes artificiais.

As próteses dentárias fixas são recomendadas, pois proporcionam melhor estabilidade do que as próteses removíveis e são menos propensas a infecções.

Entre os principais tipos de prótese fixa estão:

Ponte dentária
Coroa dentária
Prótese fixa sobre implante

Saiba Tudo Sobre Prótese Dentária Fixa, Ponte dentária

Saiba Tudo Sobre Prótese Dentária Fixa.

Pós-procedimento da prótese fixa:

 Para que as próteses fixa dentária seja mantida é necessário seguir alguns cuidados recomendados pelo dentista, sendo eles:

Seguir a medicação prescrita;

Repousar no dia da cirurgia;

Ingerir somente alimentos leves e pastosos nos primeiros dias;

Utilização de compressas de gelo para alívio do incômodo e inchaço;

Visitas regulares ao dentista;

Higiene bucal adequada – com uma escova de cerdas macias, usando fio dental e uma escova interdental.

Com os cuidados necessários, a prótese fixa dentária pode durar até 20 anos, com um tempo médio de 5 anos. Fora isso, caso a limpeza bucal não seja feita corretamente a prótese pode amarelar com o tempo, a gengiva e o osso do maxilar pode inflamar, fazendo com que sucesso do procedimento não seja conforme o esperado.

Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.