Endoclinica – Chapeco – SC

Publicidade

Endoclinica - Chapeco - SC

Consultórios e Clínicas. A prática diária as decisões tomadas para resolver o problema do paciente são usualmente baseadas na aplicação consciente da informação avaliável por regras explicitamente definidas.

Consultas Popular em Centro – Chapeco – SC

Endereço: Av Getulio Dornelles Vargas, 283 Sala 106 107 – Centro – Chapeco – SC
Cep: 89802001

Tipo de Estabelecimento: Ambulatório
Tipo de Unidade: Consultório
CNES: 6311849

Atividade base Reabilitação

Conjunto de ações e serviços orientados a desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho dos indivíduos, proteger a saúde e prevenir agravos, de modo a contribuir para autonomia, acesso à direitos e participação em todas as esferas da vida social.

Telefone Endoclinica: 049 3323 9514

Encontre Consultórios e Clínicas em Centro – Chapeco – SC

Publicidade

Consultórios e Clínicas – Cirurgião Torácica em  Centro - Chapecó - SC 

Instituto De Ortopedia Santa Esmeralda – Chapeco – SC



Fique Sabendo?


Dia Mundial do Coração

Quando você escolhe um alimento para comer, você pensa se ele pode fazer mal à sua saúde? Alimentos processados e ultraprocessados são popularmente conhecidos como alimentos industrializados. Você sabia que consumir esses alimentos em grande quantidade, além de favorecer doenças do coração, pode provocar diabetes, vários tipos de câncer e aumentar o risco de deficiências nutricionais? E que a lista de ingredientes dos alimentos industrializados pode ajudar a identificar se ele é prejudicial à saúde do seu coração? Convidamos especialistas para conversar conosco sobre a importância da escolha dos alimentos para a saúde do nosso coração.


Tosse convulsa – Sintomas

O período de incubação da tosse convulsa é de 7-10 dias, mas pode variar entre 5-21 dias.

Os sintomas da tosse convulsa são habitualmente moderados e semelhantes aos de uma constipação:

Corrimento nasal
Congestão nasal
Olhos lacrimejantes e vermelhos
Febre
Tosse

 

A tosse convulsa evolui por fases. A primeira é a fase catarral (com duração de 1-2 semanas), em que ocorre:

Inflamação e corrimento nasal
Tosse não produtiva
Febre baixa

 

Na segunda fase – a paroxística, que ocorre por 2-6 semanas -, a tosse agrava-se, é mais frequente à noite e pode piorar com o choro (no caso das crianças) e ingestão de alimentos. Pode ser acompanhada de cianose (coloração azulada da pele e dos lábios) e inchaço da língua. Além disso, o doente pode produzir um ruído característico da doença ao inspirar e a tosse pode até provocar o vómito.

Já na fase de convalescença (2-6 semanas), a tosse diminui progressivamente de intensidade e frequência. Desaparece também o ruído produzido ao inspirar e os vómitos.

Contudo, a tosse convulsa não se manifesta de igual forma em todos os doentes. Há pessoas que não desenvolvem ruído ao respirar. Há casos em que a tosse persistente é o único sinal de que um adolescente ou adulto podem estar infetados. Já os bebés, podem não ter tosse, manifestando apenas dificuldade respiratória ou até deixar de respirar subitamente.

As crianças vacinadas, adolescentes e jovens adultos podem ter apenas sintomas ligeiros, como tosse persistente.

Doentes com tosse convulsa são mais contagiosos até cerca de 3 semanas após o surgimento da tosse.

É caso para consultar o médico assistente se surgirem ataques de tosse prolongada e provocarem sintomas, como:

Vómitos
Coloração vermelha ou azul do rosto
Dificuldade respiratória
Ruído respiratório ao inspirar

 

Possíveis complicações

As complicações associadas à tosse convulsa são habitualmente efeitos secundários da tosse persistente, como:

Costelas partidas ou doridas
Hérnias abdominais
Rotura de vasos sanguíneos da pele ou dos olhos

 

A pneumonia é uma complicação relativamente comum. Já as convulsões e doença neurológica raramente ocorrem.

 

Nos bebés – sobretudo antes dos 6 meses de idade -, as complicações da tosse convulsa podem ser mais severas, incluindo:

Pneumonia
Respiração mais lenta ou paragem respiratória
Desidratação ou perda de peso devido a dificuldades na alimentação
Tonturas
Danos neurológicos


Ozonoterapia – O que é

A ozonoterapia é uma terapia de medicina alternativa que recorre ao ozono – uma molécula composta por três átomos de oxigénio (O3).

Facilmente assimilado pelo corpo humano, a molécula extra de oxigénio presente no ozono separa-se, deixando apenas o O2 que é a forma molecular presente no ar que respiramos. Esta separação do ozono permite, em simultâneo, elevados processos de oxigenação e de oxidação, que se revelam eficazes no tratamento de uma enorme variedade de doenças. O ozono possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, drenantes, oxigenantes, antioxidantes e anti-radicais livres, o que faz da ozonoterapia um tratamento de medicina alternativa versátil e cada vez mais popular. Existem vários processos de aplicação da ozonoterapia, sendo uma das mais populares por via intravenosa.


Tempero – Alimentação

É um conjunto de condimentos utilizados para dar mais sabor as refeições. São eles Cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco, selênio, iodo, cromo, enxofre, boro, vanádio e cobre. Cada um dos minerais possui sua função de tornar o organismo mais saudável.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).