Análises clínicas – O que é

Publicidade

As análises clínicas são um dos mais importantes meios utilizados para fazer um correcto diagnóstico de uma doença ou disfunção.

As análises clínicas consistem no estudo de material biológico de pacientes, aos quais se pretende diagnosticar uma doença.


Dúvidas relacionadas


Prevenção ao suicídio: como ajudar os jovens

O tema é delicado, mas precisa deixar de ser tabu para ganhar a atenção de pais, amigos e familiares. Conheça os fatores de risco e de que maneira ajudar os jovens


Como é o tratamento para transtorno depressivo maior?

O tratamento do transtorno depressivo maior é feito em três grandes pilares:


Capsulite adesiva – Sintomas

Por vezes os doentes associam o seu início a um episódio traumático. Outros referem um quadro de dores ocasionais no ombro, que não os impedem de fazer as atividades de vida diária e que progressivamente se vai transformando num quadro incapacitante.

Nesta patologia o processo inflamatório dentro da articulação leva a uma diminuição progressiva do fundo de saco axilar, a um encurtamento de todos os ligamentos, à formação de aderências (pontes entre várias estruturas) e a um aumento da espessura da cápsula, a qual perde a sua distensibilidade. São estes fatores que provocam uma limitação da mobilidade passiva (aquela que o examinador pesquisa no doente), sobretudo da rotação externa.

Classicamente descrevem-se três fases desta doença:

Uma fase que corresponde ao período de maior inflamação da articulação. O paciente sente uma dor predominantemente noturna que não permite o sono tranquilo e uma redução progressiva da mobilidade que o vai impedindo de levantar o braço e de chegar por exemplo atrás das costas.
Uma fase congelada em que a dor diminui, mas em que se mantem a redução da flexibilidade e a incapacidade para uma vida com qualidade.
Uma fase de resolução em que progressivamente o doente readquire o movimento.

É uma patologia considerada autolimitada já que tem uma duração de cerca de dois anos. No entanto é impossível pedir a um doente com dores intensas, que não dorme e que tem limitações importantes da mobilidade, que aguarde nestas circunstâncias que esse período finde. Mais recentemente tem sido contestado o carácter benigno do seu curso pois verificou-se que uma percentagem importante de pacientes que seguiram a história natural da doença apresentam limitações da mobilidade que interferem com a sua qualidade de vida.


Outubro Rosa

Alimentação, rotina de exames e todos os cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama


Publicidade
Publicidade

Clinica Beaux – Ilheus – RJ



Aeromedica Servicos De Saude – Londrina – PR