Défice de atenção – Sintomas

Publicidade

A sua principal característica é a dificuldade na manutenção de níveis contínuos de atenção, de concentração e de persistência nas tarefas. Uma criança que sofre desta perturbação também pode ser impulsiva e hiperativa.

O défice de atenção na idade pré-escolar associa-se a ansiedade, problemas de comunicação e de relacionamento e comportamento inadequado. Outros sinais comuns são a agitação constante das pernas, agitar e esfregar as mãos, falar impulsivamente, esquecer facilmente as coisas e ser desorganizado. A agressividade é rara. Cerca de 20% das crianças com esta patologia apresenta dificuldades de aprendizagem e cerca de 90% têm mau desempenho escolar.

Na adolescência, pode ocorrer depressão, ansiedade ou agressividade. Embora a impulsividade e a hiperatividade tenham tendência a diminuir com a idade, a falta de atenção e os sintomas associados podem permanecer até à idade adulta.


Dúvidas relacionadas


Quem tem diabetes deve evitar comer o quê?

Quem tem diabetes deve evitar comer principalmente doces, sobremesas e qualquer tipo de alimento com grande quantidade de açúcar, além de alimentos gordurosos, farinha branca e bebidas alcoólicas.


Dormência na boca: o que pode ser?

Dormência na boca pode ser sintoma de diversas doenças e condições. Uma delas é a compressão ou rompimento de algum nervo da face, que pode ocorrer após uma anestesia ou um implante dentário, por exemplo.


A menstruação desceu antes da cartela acabar…

Sim, faça a pausa normalmente de 7 dias. Mesmo quando a menstruação vem antes do período da pausa da cartela está indicado fazer a pausa de 7 dias e recomeçar nova cartela nesse intervalo. Portanto, pode fazer a pausa e reiniciar uma nova cartela após a interrupção da pílula.


O que é ataxia cerebelar? É hereditária? Tem cura?

A ataxia cerebelar é a dificuldade do cerebelo em coordenar os movimentos do corpo. Existem alguns tipos de ataxia que são hereditárias e, embora não exista uma cura para elas, existem tratamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas doentes.


Publicidade
Publicidade