Dengue – O que é

Publicidade

O dengue é uma infeção provocada por um flavivírus e transmite-se através da picada das fêmeas dos mosquitos do género Aedes, particularmente Ae. aegypti, infetadas com o vírus, não ocorrendo transmissão de pessoa para pessoa. Ae. aegypti, transmite também zika e chikungunya. É possível contrair dengue até 4 vezes, já que o vírus apresenta quatro serotipos diferentes (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4), e um serotipo não gera imunidade contra os restantes.

Nos últimos 50 anos, os casos de dengue aumentaram a nível mundial.Todos os anos, são registados 390 milhões de casos de dengue no mundo e destes, 96 milhões manifestam-se a nível clínico.

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 4 mil milhões de pessoas vivem em zonas de risco de infeção da doença, presente em 128 países e mais comum em zonas tropicais e subtropicais. Por exemplo, no Brasil, onde o dengue é considerado um problema de saúde pública, desde o século XIX que foram identificadas epidemias de dengue.

Até ao momento, não foram detetados mosquitos transmissores do vírus do dengue em Portugal Continental e todos os casos diagnosticados foram importados de regiões endémicas.


Dúvidas relacionadas


Sela – O que é

Parte de uma prótese dentária.

Consiste, em odontologia (estudo dos dentes), numa parte de uma prótese parcial com dentes, que se apoia na mucosa gengival.


Tossir sangue: o que pode ser?

Tossir sangue com expectoração (catarro), uma condição denominada hemoptise, indica que há algum sangramento nos pulmões ou nas vias aéreas, o que pode ser sinal de diversas doenças. Algumas delas:


O que pode ser uma mancha preta na unha?

Mancha preta na unha pode ser sinal de diversos problemas que acometem as unhas das mãos ou dos pés. Os mais comuns são as micoses (infecção por fungo), melanoma, melanoníquia, doenças sistêmicas e traumas físicos ou mecânicos.


Como alterar hábitos alimentares arraigados há anos?

Para alcançarmos uma alimentação saudável e balanceada, devemos comer mais frutas, legumes e verduras, apostar em alimentos in natura e diminuir a quantidade de açúcar e sal. Mas se a pessoa não se alimenta da melhor maneira, como alterar costumes que já a acompanham há anos?


Publicidade
Publicidade

Semiramis Penha De Lima – Fortaleza – CE



Joao Ricardo Rolim Arseniadis – Fortaleza – CE



Glaucia Ferreira Da Costa Da Silva – Nilopolis – RJ