Discopatia – O que é
A discopatia é a designação para a patologia do disco intervertebral, que envolve alterações das suas características e função. Pode existir hérnia discal, colapso (perda de altura do disco) ou apenas uma sintomatologia dolorosa.
É uma condição habitualmente relacionada com o avançar da idade que ocorre quando um ou mais discos entre as vértebras da coluna se deterioram causando dor. Pode haver fraqueza, dormência e dor que irradiam para a perna. O processo natural ocorre com o envelhecimento: os discos entre as vértebras normalmente permitem a flexão das costas, como amortecedores; com o tempo, os discos desgastam-se e deixam de permitir essa mobilidade.
Dúvidas relacionadas
Eu posso fazer um exame de beta-hcg com quantos dias de atraso?
O ideal é somente com 15 dias de atraso menstrual.
Queimaduras de 2º grau: como identificar e o que fazer
As queimaduras de segundo grau têm como características principais a presença de bolhas e dor intensa devido a exposição das terminações nervosas. São segundo tipo mais grave de queimadura e podem ser superficiais ou profundas.
Exame VHS: Para que serve e como entender os resultados?
O exame VHS serve para identificar a presença de processos inflamatórios ou infecciosos no organismo, como artrites, infecções bacterianas, entre outras doenças.
Reserva alcalina – O que é
Conjunto dos constituintes do sangue que podem neutralizar os ácidos (representado essencialmente pelos iões bicarbonato).
A reserva alcalina contribui para manter a alcalinidade do sangue a um nível constante; as suas flutuações caracterizam certos estados de acidose ou de alcalose.