Distrofias retinianas – O que é
As distrofias retinianas constituem um grupo de doenças hereditárias que estão associadas a perda progressiva da função visual. Os indivíduos com estas patologias possuem alterações genéticas que causam dano em um ou mais tipos de células que compõem a retina. Um indivíduo com distrofia retiniana pode aparentar alterações apenas nas células responsáveis pela visão periférica, conservando a sua visão central (como em alguns casos de Retinopatia Pigmentar).
Alternativamente, poderá ver afetada a sua visão central, com preservação da periférica (como na doença de Stargardt). As distrofias retinianas podem ser doenças exclusivas do globo ocular ou estar associadas a outras manifestações, inserindo-se em síndromes. Estas doenças são raras e afetam menos de 1 em cada 2000 indivíduos.
Dúvidas relacionadas
A evolução da Ângela sedentária para a atleta
Conheça a história de Ângela Cândido, que se descobriu atleta depois de perceber que sua saúde não ia bem, mesmo sendo ainda tão jovem. Ela encontrou no atletismo uma saída para reduzir o peso, controlar a hipertensão e ganhar mais qualidade de vida.
Síndrome vasovagal: como identificar e tratar?
A síndrome vasovagal é a causa mais comum de síncope (desmaios) em adultos. Trata-se de um desequilíbrio no sistema nervoso autônomo que provoca queda abrupta da pressão arterial e diminuição dos batimentos cardíacos quando a pessoa está em pé.
Quais os efeitos da ocitocina, hormônio do amor, no homem?
Produzida pelo cérebro, em uma glândula chamada hipófise, a ocitocina é um hormônio que melhora as relações sociais, cria e fortalece os vínculos afetivos, melhora o humor e reduz os níveis de estresse. No homem, este hormônio é capaz de reduzir a agressividade tornando-o mais generoso e amável.
Arboviroses: como ficar longe dessas doenças
As arboviroses mais comuns podem ser combatidas a partir de cuidados rotineiros; saiba como fazer a sua parte para passar longe da dengue, zika e chikungunya