Doença arterial periférica – Sintomas

Publicidade

O principal sintoma é a dor nas pernas ao caminhar (claudicação) que melhora quando se interrompe o esforço. Esse desconforto resulta da maior necessidade de oxigénio e nutrientes durante a marcha que não são suficientemente fornecidos pelas artérias obstruídas.

Outros sinais são s sensação de dormência ou fraqueza nas pernas, pés e pernas mais frios e/ou mais pálidos, feridas que não cicatrizam, e dor nos pés ou nos dedos durante o repouso. Ao longo do tempo a pele pode ficar mais escura ou azulada.

As suas manifestações vão-se agravando com o tempo, como consequência da progressiva redução do fornecimento de oxigénio. Assim, o desconforto surge inicialmente após uma certa distância percorrida, sendo que esse intervalo vai-se reduzindo, até ao ponto em que surge dor nas pernas. Nos casos mais graves pode ainda ocorrer disfunção erétil.


Dúvidas relacionadas


Chalázio – O que é

É um granuloma inflamatório crónico de uma glândula que provoca um pequeno nódulo da pálpebra.

O chalázio surge nos adultos e também nas crianças como um pequeno nódulo numa pálpebra. Pode começar como uma pequena zona vermelha, inchada e dolorosa na pálpebra e após alguns dias a dor tende a desaparecer mantendo-se o inchaço.


Buraco macular – O que é

A retina é um tecido localizado no interior e a mácula é localizada no centro da retina e é responsável pela visão de maior detalhe e que nos permite ver com grande definição. 

Um buraco macular (BM) é um pequeno buraco na retina e causa visão turva ou distorcida. Os BM normalmente acontecem como processo relacionado com a idade e a partir dos 60 anos.

 

Está o outro olho em risco?

Se tem um BM num olho, existe 10 a 15% de risco de desenvolver um BM no outro olho.


O que é miométrio heterogêneo?

Miométrio heterogêneo é um miométrio que não é uniforme em toda a sua extensão, o que sugere a presença de mioma ou adenomiose. O miométrio é a camada mais grossa do útero, formada por músculos, enquanto que o endométrio (camada interna) e o perimétrio (camada externa) são bem mais finos.


Obstipação na gravidez – Doenças e Tratamentos

É frequente ocorrer obstipação no 2º e 3º trimestre de gravidez à qual se atribui vários fatores: níveis elevados de progesterona que ocasionam relaxamento da musculatura intestinal; compressão resultante do aumento do volume do útero e, pela terapêutica com sais de ferro.


Publicidade
Publicidade

Ses Ap Cerest Micro Regional Santana – Santana – RJ