Eletrocardiograma (ECG) – O que é
Trata-se de um dos exames complementares de diagnóstico não-invasivos mais frequentemente utilizados para avaliar a função cardíaca.
O eletrocardiograma é um exame que deteta a atividade elétrica do coração. Cada contração do músculo cardíaco ou das válvulas do coração é comandado por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração. O ECG consegue identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos.
Assim o ECG é o exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial da isquémia cardíaca.
Dúvidas relacionadas
Qual a diferença entre maligno e benigno?
A diferença entre tumores malignos e benignos é que os tumores malignos podem invadir tecidos adjacentes e as suas células podem se disseminar pelo corpo, através da circulação sanguínea ou linfática, e crescer em locais distantes da sua origem, dando origem a um outro tumor maligno. Esse processo é denominado metástase.
Nódoa negra – Doenças e Tratamentos
Expressão normalmente usada para designar uma equimose, ou seja, uma mancha devido à infiltração de sangue no tecido subcutâneo, na sequência geralmente de um traumatismo.
Galactose – O que é
Molécula simples de açúcar que participa na constituição da lactose (açúcar do leite que, para além da galactose, é composto pela glucose).
Para que possa ser usada pelo organismo, este açúcar simples transforma-se em glucose.
Botulismo – O que é
O botulismo é uma doença rara mas grave e potencialmente mortal, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Este micróbio produz esporos que libertam substâncias tóxicas – a toxina botulínica – para o nosso sistema nervoso, provocando um quadro de paralisia dos músculos, com insuficiência respiratória e eventualmente morte. Esta toxina é considerada a mais letal produzida por uma bactéria e talvez a mais mortal de todos os venenos. Classifica-se como um agente biológico, de potencial bioterrorismo.