Enxaqueca – Doenças e Tratamentos

Publicidade

Enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça, intensa e pulsátil (latejante), que normalmente afeta um lado da cabeça. A acompanhar a dor podem surgir sintomas como vómitos, náusea e intolerância à luz (fotofobia) e ao som (fonofobia).


Dúvidas relacionadas


Neuroblastoma é câncer? Quais são os sintomas?

Sim, neuroblastoma é um tipo de câncer que tem origem em células primitivas do sistema nervoso simpático, e está presente principalmente na glândula supra-renal. Trata-se de um tipo de tumor que se inicia em células muito jovens, por isso é comum em bebês e crianças com até 4 anos de idade, podendo estar presente já ao nascimento.


Colite ulcerosa – O que é

É uma doença inflamatória crónica do intestino que afeta a camada que reveste internamente o intestino grosso ou cólon. Esta mucosa fica inflamada e com pequenas feridas na superfície que podem sangrar, além de produzir uma quantidade excessiva de secreção que eventualmente contém pus e sangue.

Pode afetar uma extensão variável de intestino grosso, desde apenas alguns centímetros do reto até à totalidade do cólon. Esta doença apresenta um impacto importante na vida dos pacientes, causando sintomas recorrentes de diarreia sanguinolenta, urgência rectal e uma sensação dolorosa causada por contratura do esfíncter anal.

A idade habitual do aparecimento dos sintomas tem dois picos: entre os 15 e os 40 anos e entre os 50 e os 80 anos. Contudo pode surgir em qualquer idade e em qualquer género. É mais comum quando existe um familiar em primeiro-grau com uma doença inflamatória intestinal. Em 20% dos casos começa durante a infância ou adolescência.

Estima-se que, em Portugal, afete cerca de 20 mil pessoas. A incidência da doença inflamatória intestinal na Europa é de cerca de 16 novos pacientes por 100 mil habitantes por ano. O crescimento desta enfermidade tem ocorrido nos países mais industrializados devido aos hábitos alimentares, a fatores ambientais e a estilos de vida mais sedentários.


Bócio – Doenças e Tratamentos

Aumento da glândula tiroides que pode ser difuso ou nodular e que pode ser acompanhada ou não pela alteração da função.


Teste do cotonete ou de estreptococus na gravidez: para que serve?

O exame do cotonete é habitualmente feito pela gestantes para pesquisar a presença de estreptococus do grupo B.


Publicidade
Publicidade

Bernadete Pires Magalhaes Sa Da Silva – Contagem – MG



Cenntrum Clinicas Integradas – Rio De Janeiro – RJ