Estimulação Eletro Acústica – O que é
Ampliando o som e enviando-o pelo canal auditivo, obtém-se uma boa perceção dos sons, especialmente sons de frequências graves (frequências essenciais na perceção musical).
Em surdez mais intensa a eficácia destes dispositivos é menor, essencialmente nas altas frequências, fundamentais na discriminação da voz humana.
Os implantes cocleares através da estimulação elétrica da cóclea obtêm ótimos resultados nos doentes com surdez severa a profunda, conseguindo fornecer sensação auditiva inclusive nas altas frequências.
Fala-se de estimulação eletro acústica quando se recorre à utilização de uma prótese auditiva e de um implante coclear simultaneamente no mesmo ouvido.
Dúvidas relacionadas
Qual é o tratamento para pólipo endometrial?
Quais os sintomas dos transtornos de personalidade?
Impotência sexual tem cura? Como é o tratamento?
Bulimia – O que é
Após os episódios de ingestão compulsiva, os pacientes tendem a sentir-se culpados e ansiosos por não terem sido capazes de controlar a sua impulsividade. A sensação de fome como é sentida de forma aversiva leva a que estes comportamentos compulsivos sejam vividos com extrema vergonha o que poderá gerar a sua ocultação.
A bulimia nervosa pode ser do tipo purgativo, quando o paciente induz regularmente o vómito ou usa laxantes, diuréticos ou enemas, ou do tipo não purgativo, quando o paciente utiliza outros comportamentos compensatórios tal como jejum ou exercício físico excessivo.
Estes pacientes são extremamente rígidos com a sua imagem corporal e com a gestão do seu peso. É bastante comum que estes pacientes tenham pensamentos recorrentes sobre comida e que possuam um ideal de magreza extremamente rígido.
Estima-se que a bulimia nervosa afete, anualmente, cerca de 13 em cada 100 mil pessoas. A sua incidência em mulheres dos 15 aos 24 anos o grupo de maior risco tem aumentado ao longo dos últimos 50 anos. Alguns estudos sugerem que nas populações em perigo (habitualmente estudantes do género feminino) a frequência seja de cerca de 10%. Se considerarmos as adolescentes ou mulheres jovens no universo geral, esse valor é menor e ronda 1% a 3%. A bulimia, à semelhança da anorexia nervosa, está relacionada com a perceção da imagem corporal.