Estrabismo na criança – Sintomas

Publicidade

Na criança muitas vezes não há sintomas e o próprio desvio é o único sinal presente.
Uma das consequências do estrabismo é a diplopia ou dupla imagem. Para evitar ver duplo o cérebro da criança elimina a imagem de um dos olhos (supressão). Quando há um olho desviado este é o menos utilizado o que, com o tempo, leva ao olho preguiçoso ou amblíope (ver ambliopatia).

Devemos suspeitar de um estrabismo quando a criança encerra um olho com a luz ou apresenta uma má postura da cabeça, sinais que significam uma adaptação do seu cérebro para evitar a dupla imagem.

Outra das características é a perda da visão binocular, isto é, a capacidade de ver a 3 dimensões, noção da profundidade e das distâncias entre os objetos.
É também importante ter em consideração o impacto psicológico e social que tem um estrabismo, não só para a criança mas também para os seus pais.


Dúvidas relacionadas


Tem como o ginecologista saber se rompi o hímen? E se eu não quiser que conte aos meus pais?

Sim. Na maioria das vezes o médico consegue através do exame físico, confirmar se o hímen foi rompido. A não ser que tenha uma condição menos comum, chamado de hímen complacente, o qual nem sempre é rompido nas primeiras relações.


Tenho hipotireoidismo, fiz exames TSH e T4 livre…

O valor do TSH está satisfatório, porém o valor do T4 livre está um pouco baixo.


Gravidez ectópica: o que é e quais são os seus sintomas? O feto sobrevive?

A gravidez ectópica é a gravidez que acontece fora do útero, por isso não consegue se desenvolver até o fim. Apenas no útero é possível receber o embrião, nutrir e acomodar um bebê durante a gestação.


Atividades físicas alimentação saudável e práticas culturais em um só lugar

Programa multidisciplinar abre espaço para atividade física, alimentação saudável, educação em saúde e práticas artísticas e culturais


Publicidade
Publicidade

Med Center Ely Moura Carvalho – Betim – MG