Fibromialgia – O que é

Publicidade

É uma doença crónica caracterizada por queixas neuromusculares dolorosas e difusas mas também pela presença de pontos de dor em regiões específicas.

Embora existam diversas descrições desta patologia desde há muito tempo, ela apenas foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como doença no final da década de 1970.

A fibromialgia é uma enfermidade crónica mas os seus sintomas variam em intensidade e podem mesmo desaparecer ou diminuir temporariamente para reaparecer mais tarde. Essas alterações podem estar relacionadas com mudanças de tempo, questões hormonais, stress, depressão, ansiedade ou com um esforço maior do que o habitual.

A gravidade dos sintomas torna a fibromialgia muito incapacitante, com importante impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas. Esta doença atinge cerca de 2% a 8% da população adulta. Dessa, entre 80% a 90% dos casos são mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos. Embora não haja estatísticas nacionais rigorosas, calcula-se que 5% a 6% da população sofra desta patologia, com predomínio nas mulheres acima dos 40 anos. Outros estudos referem que em Portugal há uma prevalência de cerca de 3,6%, podendo haver casos não diagnosticados. De facto, muitas pessoas permanecem na incerteza diagnóstica durante vários meses ou anos.


Dúvidas relacionadas


Boca seca – Doenças e Tratamentos

Xerostomia ou boca seca caracteriza-se por redução ou falta de saliva, que pode ser induzida por obstrução mecânica à secreção de saliva, por medicamentos (tabela 1) ou por patologias como o Síndroma de Sjögran.


Varicela – O que é

Trata-se de uma infeção viral causada pelo vírus Herpes varicella zoster, responsável também por outras doenças, como o herpes ou a mononucleose.

A varicela é uma das doenças mais comuns na infância. É de tal modo contagiosa que mais de 90% das pessoas que não tenham tido contacto com o vírus, acabam por ser infetadas. A infeção é mais comum no final do inverno e no início da primavera e contrai-se através do contacto direto com a pele infetada ou com partículas de saliva libertadas na tosse ou nos espirros de um doente. A facilidade do contágio é acentuada pelo facto de uma pessoa poder infetar outra ainda antes dos sintomas se manifestarem.


Resultado do exame preventivo deu Gardnerella. O que pode ser?

Se o resultado do exame preventivo indicou infecção por gardnerella, significa que você tem vaginose bacteriana, que precisa ser tratada e após o tratamento deve-se repetir o exame.


O que é desvio do coração? Isto é perigoso?

Depende em qual exame esse desvio foi verificado, o tipo e o grau do desvio, mas na maioria das vezes não tem nenhum significado médico numa criança de 6 anos.


Publicidade
Publicidade

Rosana Monteiro Guimaraes Moreira Pindamonhangaba – Pindamonhangaba – SP