Hirsutismo – Doenças e Tratamentos

Publicidade

O hirsutismo é o crescimento excessivo de pelo em zonas onde as mulheres habitualmente não o têm, já que o pelo nestas zonas depende dos androgénios (hormonas masculinas), determinado por um conjunto de fatores, normalmente de natureza endócrina ou tumoral que obrigam a uma abordagem médica.


Dúvidas relacionadas


Chá preto – O que é

O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta “Camellia sinensis”.

Oriundo do Oriente, o mais consumido no Ocidente provém normalmente da Índia. As suas folhas quando de qualidade inferior são transformadas em pequenos elementos, colocados depois em saquetas. As folhas com maior qualidade são utilizadas inteiras.


Síndrome de Sjögren – Doenças e Tratamentos

A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto imune crónica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do doente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva.


Qual o risco de ter o colesterol HDL (colesterol bom) abaixo do ideal?

Ter o colesterol HDL (colesterol bom) abaixo do ideal aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. Isso porque o bom colesterol (HDL) recolhe o colesterol ruim (LDL) depositado nos vasos sanguíneos, prevenindo a formação de placas de gordura na parede das artérias que podem provocar um entupimento das mesmas (aterosclerose).


Hipermetropia – O que é

É um tipo de dificuldade visual que afeta principalmente a visão ao perto, embora em graus mais elevados atinja igualmente a visão ao longe. Ocorre quando o globo ocular é mais curto ou a córnea apresenta uma curvatura reduzida, de modo a que a luz que entra nos olhos não é focada de modo correto.

Embora possa ocorrer de forma isolada, em muitos casos surge associada a astigmatismo, outra perturbação que causa dificuldade visual.

É mais comum nas crianças e, quando os valores são reduzidos, não se associa a dificuldade visual. Quando é mais elevada, ocorre risco de ambliopia (olho preguiçoso) ou estrabismo. Ao contrário da miopia, muitos casos de hipermetropia vão melhorando com a idade e com o crescimento da criança.

Afeta cerca de 55% da população. Na maior parte dos casos, trata-se de hipermetropias inferiores a 0,5 dioptrias, que não se associam a qualquer tipo de queixa.


Publicidade
Publicidade