Lesões do pé e tornozelo – O que é

Publicidade

As lesões do pé e tornozelo são muito comuns e podem ocorrer em atletas ou não atletas, crianças e adultos.

 Podem resultar de uma atividade física ou desportiva ou ocorrerem durante uma caminha ou ao descer umas escadas.

 As lesões do tornozelo correspondem a cerca de 25% de todas as lesões desportivas. Para o basquetebol, correspondem a 21% a 53% do total das lesões e para o futebol a cerca de 17% a 29%.

 Nas crianças, a maioria destas lesões ocorre durante a prática de desporto ou após uma queda acidental.


Dúvidas relacionadas


HPV – Vírus do papiloma humano – Sintomas

O HPV provoca frequentemente uma infeção silenciosa em que muitos dos infetados não têm sintomas nem sinais. Por vezes, as verrugas estão presentes mas não visíveis por se encontrarem numa parte interna do corpo, ou por serem muito pequenas.

As verrugas anogenitais, também chamadas condilomas, podem apresentar-se como pequenas lesões elevadas, tipo couve-flor, ou podem ser planas.

Nas mulheres, as verrugas podem aparecer na vulva, colo do útero, coxas, ânus, reto, ou uretra.

O HPV não parece afetar a capacidade de engravidar. Em situações muito raras, o HPV pode alojar-se na orofaringe da criança infetada durante o parto. Durante a gravidez, o número e tamanho das verrugas pode aumentar, mas normalmente diminuem depois do parto.


Quem tem epilepsia pode doar sangue?

Quem tem epilepsia pode doar sangue, desde que o tratamento tenho sido suspenso há 3 anos e durante este período não tenha havido nenhum relato de crise convulsiva. Se a pessoa que tem epilepsia estiver tomando medicamento anticonvulsivo, a doação de sangue não é permitida.


Kefir – Alimentação

Pertencente do grupo dos grãos, o kefir é produzido através da fermentação do leite. Conhecido como um “superalimento”, esse probiótico ajuda a fortalecer a imunidade e desintoxica o organismo.


Rotura do tendão da rótula – O que é

O tendão da rótula exerce a sua função em conjunto com os muscular da face anterior da coxa, o quadricípede, de modo a fortalecer a perna.

 

Embora qualquer pessoa possa lesar este tendão, as roturas são mais comuns na meia-idade ou em atletas envolvidos em desportos de corrida ou de salto. 

 

As roturas deste tendão podem ser parciais ou completas. Quando ocorre uma rotura completa, a incapacidade é muito significativa e requer cirurgia reparadora. Nessas roturas completas, é impossível realizar a extensão do joelho.

 

Muitas vezes, este tendão rompe no seu local de inserção da rótula e, ao romper, pode fraturar um pequeno fragmento ósseo.


Publicidade
Publicidade

Jose Joaquim Pedroso – Campinas – SP



Fisiotral Central De Fisiatria E Fisioterapia – Rio De Janeiro – RJ