Meningite – O que é
Dentro das infeções importa distinguir as diferentes estirpes:
Meningites virais, as mais comuns e que tendem a ser menos graves e que são causadas por vírus como os enterovírus;
Meningites bacterianas, nas quais as bactérias mais frequentemente envolvidas são a Neisseria meningitidis (meningococo), o Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e o Haemophilus influenzae tipo B e que são infeções graves que podem ser fatais;
Meningites fúngicas, mais raras e que podem ocorrer a partir de inalação de fungos no meio ambiente ou em doentes afetados por diabetes, cancro ou infeção pelo vírus VIH/SIDA;
Meningites causadas por parasitas, importantes nos países menos desenvolvidos.
Quando as meninges estão inflamadas pode ocorrer lesão do cérebro ou da medula. A meningite na criança é um importante problema de saúde pública e, apesar dos avanços feitos nas últimas décadas, a mortalidade associada a esta doença têm-se mantido praticamente inalterada. De facto, a maioria dos casos, cerca de 70%, ocorre antes dos cinco anos. Embora também haja progressos em termos de tratamento antibiótico, a taxa de mortalidade inerente a esta infeção permanece elevada, entre 5% e 15%, e as sequelas permanentes, como surdez e alterações do desenvolvimento psicomotor, ocorrem em cerca de 25% dos sobreviventes.
Dúvidas relacionadas
Fica saindo um líquido gosmento do meu orgão genital masculino?
Disenteria: Quais as causas, os sintomas e como tratar?
Beringela – O que é
Em virtude da sua composição tem sido destacada como um produto cujo consumo pode trazer vários benefícios. É um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de ser uma importante fonte de beta-caroteno. Possui também entre outros uma boa quantidade de sais minerais, tais como, magnésio, zinco, potássio, cálcio. Todos estes compostos actuam de formas distintas e proveitosas no nosso corpo.
Bolhas – O que é
Ainda que sejam, na maioria dos casos, provocadas por repetidos traumatismos num determinado sector da pele, também podem ser originadas por queimaduras ou como consequência de determinadas doenças, como por exemplo o pênfigo.