Mieloma Múltiplo – Prevenção

Publicidade

Não existem estratégias de prevenção ou rastreio para o mieloma múltiplo.

O seu médico assistente estará atento às suas análises de sangue de rotina e a eventuais sintomas que apresente.


Dúvidas relacionadas


Cobavital engorda? Em quanto tempo verei os resultados?

Sim, Cobavital ® engorda, pois estimula o apetite e favorece o aumento de massa muscular. Os resultados podem ser observados em pouco tempo, a partir do 10º dia de uso do Cobavital ®, sendo mais evidentes depois de 1 mês de tratamento.


Fezes escuras, o que pode ser?

Fezes escuras podem ser causadas pela ingestão, em grande quantidade, de alimentos com folhas escuras, feijão preto, consumo de vinho tinto, ou por medicações, como o sulfato ferroso. Os sangramentos do sistema digestivo em regiões como boca, esôfago, estômago e duodeno (região superior do intestino delgado) também são responsáveis por fezes de coloração escura. Os sangramentos mais intensos do sistema digestivo apresentam fezes escuras com cheiro forte e característico (melena).


Cefaleias – O que é

As cefaleias (vulgarmente conhecidas por dores de cabeça) são uma das queixas clínicas mais comuns e a maior parte das pessoas, nalguma fase da sua vida, apresenta dores de cabeça de causa variada.

Uma dor de cabeça pode ser sentida de modo repentino ou gradual, envolvendo a cabeça toda ou apenas um local mais definido (por cima dos olhos,por exemplo). Em geral,  podem durar entre 30 minutos a várias horas.


Aneurisma da aorta – O que é

A aorta é a maior artéria do corpo, sendo responsável pelo transporte de oxigénio do coração para todo o organismo. A parte da aorta que passa pelo tórax é designada aorta torácica e a que passa pelo abdómen, aorta abdominal. 

O aneurisma da aorta corresponde a um alargamento anormal da parede da aorta e pode ocorrer em qualquer local ao longo do seu trajeto. Consoante a sua forma, podem ser designados de fusiformes (mais alongados) ou saculares (em forma de saco, mais pequenos que os fusiformes). A  aorta abdominal é o local mais frequente de aneurisma arterial. Define-se como uma dilatação focal, envolvendo todas as camadas vasculares, com um diâmetro maior ou igual a três centímetros. A maioria ocorre no segmento da aorta situado abaixo dos rins. São quatro a cinco vezes mais frequentes no género masculino e a sua incidência aumenta com a idade, sendo raros antes dos 60 anos. A mortalidade associada à sua rutura é de cerca de 80%. Quando os aneurismas são detetados antes desse evento catastrófico e revelem dimensões em que esteja indicada a correção cirúrgica, a mortalidade associada a esse procedimento ronda os 5%, e, como tal, importa ponderar o benefício da deteção precoce através da realização de ações de rastreio.


Publicidade
Publicidade

Belarmino Franca Melo – Goiania – GO



Consultorio Medico Dr Maria Jeanne Claudino Martins De Medei – Joao Pessoa – PB