Otite Média Aguda – Sintomas

Publicidade

O diagnóstico de OMA baseia-se sempre na clínica e otoscopia, sendo necessária a presença dos seguintes critérios:

Membrana timpânica com abaulamento ou presença de otorreia (corrimento do ouvido);

ou

Membrana timpânica com abaulamento, eritema intenso da membrana timpânica e início recente de otalgia (dor no ouvido), que se poderá manifestar por irritabilidade na criança mais pequena.


Dúvidas relacionadas


Como é o tratamento para hiperplasia endometrial?

O tratamento para hiperplasia endometrial depende do tipo de hiperplasia e da gravidade do caso. Pode incluir curetagem do tecido endometrial, uso de medicamentos hormonais com progesterona ou ainda histerectomia (remoção cirúrgica do útero).


Qual é o tratamento para pólipo endometrial?

O tratamento para pólipo endometrial pode ser feito através de cirurgia, com a remoção do pólipo (polipectomia), ou por meio de terapia hormonal, com progestágenos.


Biópsia – O que é

Colheita de tecido, que será depois sujeito a uma análise microscópica ou bioquímica.

Permite verificar se o tecido recolhido é normal ou anómalo. A recolha é realizada por agulha, aspiração, cirurgia ou endoscopia. É utilizada no diagnóstico de várias doenças.


Diabetes ocular – O que é

A diabetes ocular é um grupo de problemas oculares que acontece em pessoas com Diabetes Mellitus. Este grupo de doenças pode, em última fase, causar perda visual significativa ou mesmo nos casos mais graves levar a cegueira.

A forma mais comum de apresentação é a retinopatia diabética (RD), mas esta doença pode estar associada a outras alterações, como catarata ou glaucoma.

 

O que é a retinopatia diabética?

A retina é um tecido localizado no interior e na parte posterior do olho e é necessária para uma boa visão. Qualquer doença que atinja a retina é designada retinoptia. 

A RD é a principal causa de cegueira e dá mais frequentemente alterações dos vasos sanguíneos, em diferentes estadios e de forma muito semelhante nos 2 olhos. Inicia-se com distúrbios visuais que agravam com o tempo e levam a perda da visão.

 

Quais são os estadios da Retinopatia Diabética?

A RD tem 4 estadios: ligeira, moderada, grave e proliferativa. 

As RD ligeira, moderada e grave manifestam-se por alterações oclusivas nos vasos sanguíneos cada vez mais graves e com fluxo sanguíneo retiniano cada vez mais diminuído. 

No último estadio – RD proliferativa – a retina desenvolve novos vasos sanguíneos (neovascularização) de forma a compensar a oclusão e a redução do fluxo de sangue. Porém, esta neovascularização não tem uma estrutura normal, tem maior fragilidade e é responsável pelas complicações.


Publicidade
Publicidade