Perturbações de sintomas somáticos – O que é

Publicidade

Caracterizam-se pelo surgimento de sintomas somáticos geradores de mal-estar com implicação no quotidiano do um indivíduo. Aparece frequentemente antes dos 30 anos, associada a uma história de muitas queixas físicas que resultam na procura de tratamento ou na dificuldade significativa de funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes. Estas queixas somáticas não surgem na sequência de um estado físico, ou no caso de tal acontecer, excedem o que seria esperado.


Dúvidas relacionadas


Adenomiose tem cura? Qual o tratamento?

A adenomiose pode sim, ter cura, o tratamento definitivo, quando indicado, é através da remoção cirúrgica do útero – histerectomia, ou com a chegada da menopausa. Entretanto, existem tratamentos menos agressivos para controle dos sintomas, até a necessidade desta opção.


Outubro Rosa

Alimentação, rotina de exames e todos os cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama


Menstruação está atrasada já faz quase 10 dias…

Atrasos eventuais são relativamente comuns, o ideal é esperar 15 dias e somente então a partir de um atraso de 15 dias fazer o exame de gravidez, se mesmo assim for negativo e a menstruação não descer resta fazer uma ultrassonografia transvaginal para verificar se há ou não uma gravidez ou outra causa.


Hérnia do hiato – Sintomas

As queixas principais são a azia e a regurgitação, ou seja, uma sensação de subida de conteúdo do estômago na direção da garganta. Uma hérnia de grandes dimensões pode também causar dificuldade na passagem dos alimentos, com dificuldade em engolir (disfagia). Mas nem todas originam estes sintomas, pois é necessário que, em simultâneo, exista um mau funcionamento do músculo que está no fim do esófago, o esfíncter esofágico inferior. Este tem a função de impedir que o conteúdo do estômago, muitas vezes ácido, passe para o esófago (refluxo gastro esofágico).

Mais de 40% das pessoas têm uma hérnia do hiato por deslizamento, mas a maioria está assintomática e quando não está os sinais costumam ser de pouca importância. No entanto, se ficar presa ou comprimida pelo diafragma e não lhe chegar sangue suficiente, trata-se de um problema grave e doloroso, chamado estrangulamento, que requer cirurgia imediata.

Em casos excecionais, pode ocorrer hemorragia microscópica ou maciça do seu revestimento.


Publicidade
Publicidade

Consultorio De Psicologia Psico Life – Caratinga – RJ



Salutar Saude Ocupacional – Marilia – SP