Rego de Sylvius – O que é

Publicidade

Inicia-se na face inferior do hemisfério cerebral.

Trata-se da fissura profunda da superfície externa do hemisfério cerebral que separa o lobo parental do lobo temporal e em cuja profundidade se alojam algumas das mais importantes artérias cerebrais, designadas por grupo sílvico, ou artéria cerebral média, e que são ramos da artéria carótida.


Dúvidas relacionadas


Série Dez Passos para Parar de Fumar: Escolha um método

O quarto tópico da série de matérias com um passo a passo em dez etapas para ajudar a parar de fumar trata sobre métodos para parar de fumar. É melhor parar de uma vez ou deixar o cigarro aos poucos? A primeira opção vai causar abstinência? A segunda pode incentivar a recaída?


Série Dez Passos para Parar de Fumar: Livre-se das lembranças do cigarro

Muitas vezes o fumante não percebe, mas a arrumação de determinados “cantinhos da casa” pode facilitar ou dificultar o processo de parar de fumar.


Aneurisma da aorta – Sintomas

A maioria mantém-se assintomática até à sua rutura. Deste modo, ou são descobertos por acaso numa consulta médica ou em exames complementares de diagnóstico, ou nunca chegam a ser detetados e o doente acaba por falecer por qualquer outro motivo, antes da sua rutura. Mais raramente, podem manifestar-se sob a forma de dor abdominal crónica, ou através de complicações trombo-embólicas, sendo que os sintomáticos têm um maior risco de rutura.

Quando tal ocorre, manifesta-se frequentemente por dor lombar, com ou sem dor abdominal, hipotensão e presença de massa abdominal pulsátil. Pode ocorrer uma rápida evolução choque, associada a elevada mortalidade. Os sintomas secundários à rutura podem simular um enfarte agudo do miocárdio, uma cólica renal, pancreatite, cólica biliar, entre outras situações. No caso de um aneurisma da aorta torácica, os sinais mais comuns são dor na região do maxilar, pescoço ou no peito, tosse e dificuldade em respirar.


Pápulas – O que é

Uma pápula é uma elevação circunscrita da pele, de consistência sólida, na maioria dos casos com menos de 1 cm de diâmetro.

Ao contrário das máculas, as pápulas são perfeitamente perceptíveis ao tacto, caso se proceda à palpação da zona afectada.


Publicidade
Publicidade

Gelsomina Angelina Martins Costa Pereira – Teresopolis – RJ



Centro De Reabilitação Leticia Lustoza – Sao Paulo – SP