Regressão – O que é

Publicidade

Traduz-se no retorno de um tecido, órgão, sintoma ou fenómeno a uma fase anterior da sua evolução.

Em psicologia, significa o regresso a um estádio precedente de desenvolvimento afectivo ou intelectual.


Dúvidas relacionadas


Paramiloidose – Sintomas

Os sintomas sensitivos são habitualmente os primeiros. Pode ocorrer diminuição ou perda de sensibilidade à temperatura (frio/quente), sensações de formigueiro, dormência ou dor intensa (como queimadura).

Como regra, estes sinais iniciam-se nos pés e pernas e vão subindo até às mãos, gradualmente ao longo dos anos. Noutros casos, a primeira manifestação da doença pode ser uma perda de peso involuntária, alterações do trânsito intestinal (obstipação ou diarreia), dificuldade em fazer as digestões ou um quadro de disfunção sexual. 

As alterações gastrintestinais vão-se tornando mais acentuadas com diarreias frequentes, náuseas e vómitos e alterações urinárias muitas vezes manifestando-se como infeções urinárias de repetição.

Podem ocorrer tonturas ou desmaio com as mudanças de posição devido à diminuição da tensão arterial.

Numa fase mais avançada, ocorre diminuição da força muscular que começa nos pés e pernas e progride para os membros superiores. As dificuldades da marcha caracterizam-se, nas fases iniciais, em levantar os pés e os dedos, originando uma marcha com os “pés pendentes”.

O envolvimento do coração pode não provocar sintomas numa fase inicial ou manifestar-se como tonturas, palpitações por alterações da condução cardíaca com necessidade de colocação de pacemaker. Numa fase mais avançada surge insuficiência cardíaca.

O envolvimento renal pode ocorrer em cerca 30% dos doentes, sobretudo quando há história familiar. Pode ser uma manifestação precoce da doença em casos raros, mas habitualmente é um sinal tardio, conduzindo à falência do rim e à necessidade de diálise.

Podem ocorrer perturbações visuais, como visão turva, olho seco, glaucoma ou diminuição da acuidade visual.

Sem tratamento, os sintomas da doença agravam-se, causando a morte em média entre 10 a 15 anos após o aparecimento dos sintomas. Por esse facto, o diagnóstico precoce é muito importante, permitindo atrasar a evolução da doença e preservar a qualidade de vida dos doentes.


Sacroileíte – Sintomas

Na sacroileíte, pode ocorrer o desencadeamento de um processo inflamatório local caracterizado por dor, que se pode estender desde a região lombar até às coxas e pernas, com rigidez e diminuição da amplitude de movimento. 

Essa dor pode envolver a virilha e mesmo os pés e agrava-se com a permanência de pé durante longos períodos de tempo, um desequilíbrio de peso suportado pelas duas pernas, a subida de escadas e a corrida.

Quando se associa a doenças reumáticas como a espondilite anquilosante, a sacroileíte pode associar-se a complicações como a dificuldade em respirar, deformações da coluna, infeções pulmonares e problemas cardíacos.


Osteotomia da tíbia ou fémur – Causas

A ocorrência destas deformidades originam alteração na distribuição de carga/”peso” a nível da articulação do joelho: compartimento interno no joelho varo e compartimento externo no joelho valgo. Esta sobrecarga mecânica origina um desgaste da cartilagem, que corresponde por definição à artrose associada a rotura dos meniscos. São estas roturas o fator mais importante e frequente na origem de dor sentida pelo doente.

A procura de ajuda médica é usualmente motivada pelo aparecimento desta dor aguda, muitas vezes sem um traumatismo ou esforço que o justifique. O processo degenerativo das estruturas intrarticulares submetidas a cargas mecânicas excessivas facilita a sua ocorrência.


Hipotiroidismo – O que é

O hipotiroidismo é a diminuição da produção de hormonas tiroideias e tem como consequência alterações na regulação do metabolismo e da utilização da energia pelo organismo.

É a doença funcional tiroideia mais comum e traduz uma deficiente produção hormonal. Geralmente é causada pela falência primária da tiroide, mas também pode resultar da diminuição do estímulo da TSH sobre ela (hipotiroidismo central ou secundário).

A tiroidite autoimune, também denominada tiroidite de Hashimoto ou tiroidite linfocíticacrónica, é a primeira causa de hipotiroidismo (70%) e está associada a títulos elevados de anticorpos anti tiroideus.


Publicidade
Publicidade

Renato Tedesco Rosa – Curitiba – PR



Clinica De Fisioterapia Pilates E Estetica – Jaguapita – PR



Teraneste Servicos Medicos Ltda – Teresopolis – RJ