Síndrome das pernas inquietas – O que é

Publicidade

É uma doença crónica e progressiva com impacto importante na sua qualidade de vida dos doentes. Nem sempre é bem definida pelos pacientes que a podem referir como uma sensação de desconforto nas pernas, não dolorosa, acompanhada de uma irresistível vontade de as mexer. Em alguns casos, as queixas atingem também os braços.

Existem dois tipos de síndrome de pernas inquietas. O mais comum é o primário, sem causa identificável e, provavelmente, com um componente genético. Este tende a ser crónico. Com o passar do tempo os sintomas pioram e ocorrem mais frequentemente. Nos casos mais ligeiros, pode haver grandes períodos de tempo assintomáticos. O tipo secundário é causado por outra doença ou condição médica e por alguns medicamentos. Os sintomas geralmente desaparecem quando o paciente recupera da enfermidade de base ou quando interrompe a medicação que causou a síndrome de pernas inquietas.

A prevalência desta síndrome não é bem conhecida, com estudos sugerindo valores entre 0,1% e 15,3%. Esta incidência tende a aumentar com a idade. A gravidade das queixas e a velocidade da sua progressão parecem ser maiores quando a doença se manifesta pela primeira vez mais tarde. 

Ela é mais frequente no género feminino e mais comum em mulheres grávidas, sobretudo nos últimos três meses de gestação, geralmente melhorando ou desaparecendo algumas semanas após o parto. Nalguns casos, os sintomas podem persistir.


Dúvidas relacionadas


Os espermatozóides podem atravessar tecidos, como malhas e algodão?

Não, o espermatozoide não pode atravessar tecidos ou roupas, isto porque o espermatozoide para poder se movimentar precisa de um ambiente minimamente úmido, se o sêmen cair na roupa o espermatozoide não consegue se locomover e morre em no máximo 1 minuto.


Para que serve o topiramato?

Topiramato é um medicamento anticonvulsivante que serve para tratar epilepsia, prevenir enxaquecas e tonturas. Ele também é indicado como coadjuvante no tratamento de dependência de álcool e outras drogas, transtorno de humor e compulsão alimentar.


Unha encravada – Doenças e Tratamentos

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não para de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação.


Atividades físicas ao ar livre

Separamos quatro atividades que são capazes de acalmar os pensamentos, revigorar as energias e desconectar o praticante do mundo


Publicidade
Publicidade

Geraldo Majela Pinheiro Dos Santos – Juiz De Fora – MG



Cesc Centro De Especialidades De S C Do Sul – Sao Caetano Do Sul – SP