Síndrome das pernas inquietas – Sintomas

Publicidade

De um modo geral, os sintomas surgem ou pioram quando o doente está em repouso e tendem a desaparecer com o movimento. O que significa que pioram durante noite, especialmente quando o doente se deita, sendo também visíveis movimentos dos pés e dedos quando o paciente está sentado. Essa inquietação pode ser falsamente interpretada como nervosismo. Por vezes, este distúrbio pode também ser confundido com certos movimentos rítmicos e repetitivos que surgem quando a pessoa está distraída ou tensa.

Estes sintomas podem causar dificuldade em adormecer e na própria manutenção do sono. Cerca de 80% das pessoas com esta síndrome apresentam movimentos periódicos dos membros durante o sono que tendem a ocorrer a cada 20 ou 30 segundos, causando despertares que interrompem o sono e afetam a sua qualidade. Por esse facto, é comum o cansaço e sonolência durante o dia, maior irritabilidade, dificuldade em gerir o stress, sintomas de depressão, dificuldades de concentração e de memória.

Dada a necessidade de movimentar as pernas, tarefas como longas viagens e atividades de lazer tornam-se quase impossíveis. Geralmente, os movimentos ocorrem bilateralmente, mas podem predominar num dos lados.

Mais raramente e nas situações mais graves, esta queixa pode surgir noutras partes do corpo como a anca, tronco, braços e face.


Dúvidas relacionadas


Calorias – Alimentação

É uma unidade de medida utilizada para mostrar a quantidade de energia encontrada nos produtos. O número de calorias pode ser encontrado na tabela nutricional.


Diarreia em crianças – O que é

A diarreia é uma das queixas de saúde mais comuns. Pode variar de uma condição leve e temporária a uma situação clínica grave que põe em risco a vida. 

Advém de uma inflamação do intestino, geralmente provocada por uma infeção, com cura espontânea ou que pode levar até cerca de uma semana. Em caso de diarreia as crianças mais pequenas correm risco de desidratação por maior perda de líquidos do organismo, pelo que é um quadro que merece atenção redobrada.


Sete erros no supermercado

Adote medidas que ajudam a manter o seu bem-estar e a diminuir o valor da conta que você paga no caixa


Foliculite – Sintomas

A foliculite pode ser:

Superficial: Afeta apenas a parte superior do folículo piloso e manifesta-se sob a forma de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada, com prurido e sensibilidade na região;
Profunda: Quando a inflamação atinge áreas mais profundas, pode haver a formação de furúnculos, com grandes áreas avermelhadas, sensíveis e doridas, além de formação de lesões elevadas com pus amarelado no centro. Pode também ocorrer prurido e dor intensa. Nestes casos, a probabilidade de formação de cicatrizes é maior com destruição do folículo piloso.


Publicidade
Publicidade

Consultorio Odontologico Dra Gabriela De Nazare Wanderley Li – Joao Pessoa – PB