Toxoplasmose – O que é
É uma infeção causada por um parasita, o Toxoplasma gondii. A reprodução sexual deste parasita ocorre apenas nas células que revestem o intestino dos gatos. Assim, os ovos do parasita encontram-se nas fezes destes felinos.
A toxoplasmose é uma das parasitoses mais comuns em gatos apresentando uma prevalência mundial entre 5,5% e 97,4%. Este parasita infeta quase um terço da população mundial, embora a sua prevalência nos países industrializados tenha vindo a diminuir nos últimos 30 anos, com uma incidência nos indivíduos entre os 15 e os 45 anos de 10% a 50%.
Nos Estados Unidos, estima-se que existam cerca de 60 milhões de pessoas infetadas por este parasita. Em Portugal, alguns dados apontam para uma prevalência de infeção de cerca de 60% na população com idade superior a 30 anos.
Dúvidas relacionadas
Exagerou na bebida alcóolica? Não deixe de beber muita água
O tradicional brinde de espumante na virada do ano é apenas um dos momentos em que o consumo do álcool aparece durante as comemorações de dezembro e início de janeiro. Por isso o conselho de manter-se bem hidratado serve para todos – principalmente para quem não consegue evitar o excesso de bebidas nas festas.
Coração acelerado: o que pode ser e o que fazer?
Sentir o coração acelerado é normal em situações de nervosismo, ansiedade, estresse, emoções fortes, esforço físico, entre outras condições que podem deixar os batimentos cardíacos acelerados. Porém, se o coração estiver acelerado em repouso, com mais de 100 batimentos por minuto (bpm) e sem um motivo aparente, pode ser sinal de alguma doença cardíaca ou outro problema que precisa ser investigado.
Meu marido não conseguiu ejacular, por que acontece isso?
Não conseguir ejacular pode acontecer com qualquer homem eventualmente, só é preocupante e deve ir ao médico caso seja repetitivo.
Radioimunoterapia – O que é
Utilização de anticorpos portadores de um elemento radioactivo no tratamento por via intravenosa de certos cancros, nomeadamente os linfomas (gânglios linfáticos, amígdalas, baço).
O anticorpo fixa-se na célula cancerosa e liberta o elemento radioactivo terapêutico. O controlo faz-se por imunocintigrafia.