Úlcera péptica – O que é

Publicidade

As úlceras pépticas são ulcerações localizadas na camada mucosa do estômago e na porção superior do intestino delgado (duodeno) com destruição da mucosa da parede destes órgãos, atingindo os vasos sanguíneos subjacentes.

O sintoma principal é a dor no estômago.


Dúvidas relacionadas


Gemelípara – O que é

Adjectivo referente à gravidez.

Denominação relativa a uma mulher que teve filhos gémeos ou que está grávida de gémeos.


Eritema infeccioso durante a gravidez: quais os riscos?

Os riscos da mulher contrair eritema infeccioso durante a gravidez estão associados com a transmissão do vírus para o feto, o que pode causar anemia e hidropsia fetal (edema generalizado), o que pode levar a morte fetal. Contudo, a maioria da infecções durante a gravidez não levam a consequências para o feto.


Sarampo – Sintomas

O tempo de incubação é de oito a 13 dias. Assim, é possível ser-se portador do vírus sem o saber. O contágio ocorre aproximadamente seis dias antes e quatro dias depois do aparecimento das primeiras placas avermelhadas na pele.

Os sintomas iniciais são:

Febre
Congestão nasal
Irritação na garganta
Tosse seca
Vermelhidão dos olhos

Após dois a quatro dias surgem minúsculas manchas brancas (manchas de Koplik) na boca, nem sempre detetáveis. Ao fim de três a cinco dias, o sarampo causa uma erupção na pele associada a comichão ligeira, sobretudo nas orelhas e no pescoço, com um aspeto de superfícies irregulares, planas e vermelhas que rapidamente vão crescendo. Após um ou dois dias, essa erupção espalha-se para o tronco, braços e pernas, e começa a desaparecer do rosto. No pico da doença, o paciente sente-se muito prostrado, a erupção é extensa e a febre pode ultrapassar os 40ºC. Ao fim de três ou cinco dias, a temperatura diminui, os sintomas aliviam e as manchas restantes desaparecem rapidamente.


Infeção urinária no bebé – O que é

A infeção urinária (IU) é das infeções mais frequentes na criança, logo a seguir às do aparelho respiratório e gastrointestinal. A partir dos 3 meses, é mais frequente nas raparigas e os sintomas dependem da região do aparelho urinário infetado, da idade, da gravidade e de possíveis anomalias urinárias subjacentes. 

As principais responsáveis pela infeção são as bactérias gastrointestinais, na grande maioria a Escherichia coli que invadem o aparelho urinário por via ascendente.


Publicidade
Publicidade