Wiskott-Aldrich, Síndrome de – Doenças e Tratamentos

Publicidade

A síndroma de Wiskott-Aldrich afeta apenas as crianças e causa eczema, uma contagem baixa de plaquetas e uma deficiência combinada de linfócitos B e T que provoca infecções repetidas.


Dúvidas relacionadas


Pectus Excavatum – Sintomas

Nos casos de Pectus Excavatum (PE), com pronunciado afundamento do esterno sobre o coração e pulmões, além da dor retro esternal e dispneia ao esforço, os doentes podem apresentar: taquicardia, palpitações, alterações à auscultação cardiaca, infeções respiratórias de repetição, tosse, sibilos e fadiga.

Na adolescência, além da depressão esternal, é frequente apresentarem um abdómen protuberante, má postura corporal com o deslocamento anterior dos ombros e deformidades da coluna, como a cifose.


Sinto pontadas no peito. O que pode ser?

Pontadas no peito normalmente não estão relacionadas com o coração. Podem ser sinal de gases intestinais, ansiedade, doenças pulmonares e digestivas, entre outras causas. A dor no peito causada pelo infarto tem características diferentes.


Disfagia – O que é

Corresponde a uma dificuldade em engolir, o que significa que demora mais tempo e implica maior esforço para mover os alimentos sólidos ou líquidos desde a boca até ao estômago; pode ser acompanhada de dor e, em casos graves, pode tornar impossível a deglutição.

É geralmente causada por alterações nos nervos ou nos músculos, pode ser dolorosa e é mais comum em idosos e bebés. Existe uma ampla gama de causas potenciais de disfagia. Embora um episódio isolado provavelmente não corresponda a um problema sério subjacente, se se repetir necessita observação médica urgente.

A disfagia ocasional pode resultar de uma ingestão de alimentos demasiado rápida ou mal mastigados, sendo mais comum nas pessoas idosas; estes casos geralmente não merecem preocupação. Pelo contrário, disfagia persistente ou disfagia que se agrava, pode traduzir um problema grave e deve ser avaliada com urgência.


Infeção urinária – O que é

Corresponde à presença de bactérias em qualquer parte do sistema urinário (rins, ureteres e bexiga). Consoante a localização, a infeção recebe nomes diferentes. No caso do rim designa-se de pielonefrite, da bexiga cistite e da uretra denomina-se de uretrite.

São uma das infeções mais comuns. De um modo geral, os microrganismos alcançam o sistema urinário a partir do exterior, pela uretra ou, mais raramente, a partir do sangue e instalando-se a nível dos rins. As bactérias que alcançam as vias urinárias, por norma, são rapidamente removidas antes de causarem infeção pela própria eliminação de urina e pelas defesas do organismo. Quando tal não acontece, os sintomas de infeção tornam-se evidentes.

São mais comuns nas mulheres, dada a maior proximidade da uretra feminina com o ânus e com a vagina e dado o facto de ser uma uretra muito mais curta do que a masculina, o que permite que os microrganismos alcancem mais facilmente a bexiga

As crianças, nomeadamente as do sexo masculino até um ano de idade, também apresentam uma elevada prevalência de infeção a nível renal, devido à presença de refluxo vesico uretral.


Publicidade
Publicidade

Consultorio Nutricionista Ana Cristina M Silva Tatui Sp – Tatui – SP



Fabiana Carvalho De Almeida – Aracaju – RJ