É normal ter cólica fora do período menstrual? O que pode ser e o que fazer?
Ter cólica fora do período menstrual pode ou não ser normal, dependendo da sua causa. A cólica pode ser considerada “normal”, por exemplo, se ela for causada pela ovulação. Nesses casos, a dor abdominal geralmente é observada em mulheres que têm ciclos regulares e cólicas menstruais.
Dúvidas relacionadas
Estou com caroços dentro da vagina, em um dos lados. O que pode ser?
Caroço dentro da vagina ou nos grandes lábios pode ter como causa bartolinite, foliculite, hematoma, linfogranuloma venéreo, cisto sebáceo e outro tipos de cistos, lipoma, entre outras causas.
Doenças de pigmentação – O que é
A cor da pele, do cabelo e da íris é determinada por um pigmento, a melanina, que é produzido pelos melanócitos. Estas doenças resultam de alterações ao nível deste pigmento. Estes dependem de fatores raciais, da exposição à luz solar, que aumenta a sua produção como mecanismo de proteção contra a radiação ultravioleta, e de fatores hormonais.
A hipopigmentação, que corresponde a uma quantidade reduzida de pigmento, limita-se em regra a pequenas áreas e tende a resultar de um processo inflamatório prévio. Mais raramente, pode representar uma doença hereditária.
Pelo contrário, o aumento da quantidade de melanina (hiperpigmentação) pode ser uma resposta a alterações hormonais, como as que ocorrem na doença de Addison, durante a gravidez ou com o uso de contracetivos orais. A pele pode também escurecer em doenças como a hemocromatose ou a hemossiderose, ou como resposta a diversos medicamentos que se aplicam sobre a pele, se ingerem ou se injetam.
Nevo – Doenças e Tratamentos
O nevo melanócito pode apresentar uma grande variedade de aspectos. Achatado, elevado ou mesmo papilomatose, pode variar de cor (desde cor-de-rosa a castanho-escuro ou preto) e de tamanho (de poucos milímetros a vários centímetros).
Icterícia – Sintomas
A icterícia tanto pode surgir de repente como desenvolver-se lentamente. Os principais sinais e sintomas da icterícia incluem: escleróticas e pele amarela, urina mais escura, fezes normais ou esbranquiçadas, consoante o tipo de doença subjacente.