Febre reumática tem cura?

Publicidade

Sim e não, ao mesmo tempo. A febre reumática é uma doença provocada pelos anticorpos que o corpo do próprio paciente produzem, após uma infecção causada pela bactéria estreptococo hemolítico do grupo A.


Dúvidas relacionadas


Vitiligo – O que é

É uma despigmentação da pele localizada ou difusa, caracterizada por manchas de pele branca bem delimitadas e com tendência para a simetria.

Surge em qualquer idade, embora com maior frequência no adulto jovem. A sua evolução é extremamente variável, quer quanto à idade, número de lesões e progressão.


Ataque de pânico – O que é

É um episódio súbito e intenso de medo que desencadeia um conjunto de reações físicas que podem simular um enfarte ou gerar uma sensação de morte iminente. Apesar de poderem ser muito assustadores, ocorrem na ausência de perigo real e sem causa aparente.

Na maioria dos casos, manifestam-se apenas um ou dois episódios ao longo da vida, nomeadamente em períodos de maior stress. Se se repetem, causando um constante receio de um novo ataque, estamos perante um pânico patológico.

Os ataques de pânico são comuns, afetando anualmente mais de um terço dos adultos. No entanto, as mulheres apresentam estes episódios duas a três vezes mais frequentemente do que os homens. Já o pânico patológico é mais raro e diagnostica-se em menos de 1% da população, geralmente no final da adolescência ou no início da idade adulta. Embora afetem a qualidade de vida de modo significativo, é possível tratá-los eficazmente.


Faringe – O que é

A faringe é um órgão tubular com a forma de um funil que se localiza na parte posterior da coluna vertebral, atrás das fossas, e é indispensável para a correcta circulação do ar e dos alimentos.

O ar entra nas vias aéreas pelos orifícios do nariz ou pela boca e em qualquer um dos casos tem que passar pela faringe. Se ele entrar pelo nariz vai passar na faringe superior, em seguida pela faringe média e por fim pela faringe inferior até à laringe.


Leucócitos baixos, o que pode ser?

Leucócitos baixos (leucopenia) podem significar uma série de condições, fisiológicas ou não. Trata-se da redução no número de células de defesa do corpo, chamadas leucócitos ou glóbulos brancos. Não é uma doença, embora possa ser a manifestação de uma, mas sim um resultado de exame laboratorial (exame de sangue). Seu valor de referência normal é de 4000 a 10000 leucócitos por milímetro cúbico (mm3) de sangue.


Publicidade
Publicidade

Fonoal Clinica E Hospitalar – Belo Horizonte – MG



Ana Carolina Machado – Araxa – MG