Para que serve o exame de transaminase oxalacética?

Publicidade

O exame de transaminase oxalacética, também conhecido como TGO ou AST, é usado para detectar doenças e problemas no fígado e na bile. A transaminase oxalacética é uma enzima encontrada em todo o corpo, mas a sua maior concentração está no fígado. Por isso, quando ele sofre alguma lesão, a TGO extravasa para a corrente sanguínea e o exame apresenta valores altos.


Dúvidas relacionadas


Síndrome do ovário poliquístico – Sintomas

Os sintomas mais característicos são ciclos menstruais irregulares, excesso de pelos corporais, queda de cabelo habitualmente na zona temporal, acne, obesidade, hipertensão arterial e alteração do metabolismo da glicose. É ainda a causa mais comum de infertilidade e pode associar-se a um aumento do risco cardiovascular no caso de existência de obesidade, hipertensão arterial e alteração do metabolismo da glicose.

Estamos perante a síndrome do ovário poliquístico quando estão presentes, pelo menos, dois dos seguintes critérios:

Oligomenorreia, amenorreia ou anovulação
Hiperandrogenia ou hiperandroginismo
Ovários poliquísticos identificados por exames de imagem


Cancro do Fígado – Prevenção

Os doentes com cirrose, qualquer que seja a causa, devem fazer acompanhamento médico com avaliação laboratorial do marcador tumoral alfa fetoproteina e exames de imagem ao fígado.


Mielócitos altos ou baixos no leucograma, o que significa?

A presença de mielócitos no leucograma pode ser sinal de infecções ou inflamações agudas ou ainda câncer. Nesses casos, podem estar presentes ainda outros glóbulos brancos imaturos, como mieloblastos, promielócitos, metamielócitos e bastonetes.


Quatro dicas para escolher seu ovo de Páscoa

O chocolate está no centro das atenções das festividades da Páscoa. Mas escolher o ovo de Páscoa ideal pede algumas considerações importantes, levando em conta os tipos e as composições, que variam e podem ser mais ou menos saudáveis.


Publicidade
Publicidade