Água no pulmão: quais as causas, sintomas e como é o tratamento?

Publicidade

O acúmulo de água no pulmão é uma condição conhecida como edema pulmonar.


Dúvidas relacionadas


Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica – Doenças e Tratamentos

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é um tipo de doença pulmonar obstrutiva caracterizada pela diminuição prolongada do calibre das vias aéreas respiratórias e destruição do tecido pulmonar. Entre os principais sintomas estão falta de ar e tosse com produção de expetoração.


Dor de barriga na gravidez, o que pode ser?

A dor de barriga na gravidez é um sintoma comum entre as gestantes, devido às mudanças hormonais desse período. Uma dessas mudanças é a lentificação do trânsito intestinal, o que facilita o acúmulo de gases, constipação e por vezes, diarreia.


Aerofagia – Doenças e Tratamentos

A aerofagia é uma condição caracterizada pela deglutição involuntária e excessiva de ar que se acumula no estômago, dando origem a sintomas gastrointestinais desconfortáveis. A aerofagia pode ser crónica ou aguda e pode estar relacionada a fatores físicos e psicológicos.


Obstipação – O que é

É uma dificuldade em regular a progressão das fezes ou a incapacidade total em evacuar. Na presença deste quadro, as fezes ficam mais duras e secas. O seu grau varia de pessoa para pessoa, podendo durar pouco tempo ou ser crónica, causando dor, desconforto e afetando a qualidade de vida.

Habitualmente, considera-se obstipação se há dificuldade persistente em evacuar, se a evacuação obriga a grande esforço, se é necessário recorrer a manobras digitais para ajudar a saída das fezes, ou se há duas ou menos evacuações por semana (ou se houve uma redução recente do número de evacuações habitual).

A obstipação é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades, sendo um sintoma e não uma doença. Quase todas as pessoas experimentam períodos de obstipação, sendo uma dieta pouco equilibrada a causa principal. A maioria dos casos é temporária e sem gravidade. Pode afetar bebés, crianças e adultos, sendo as mulheres mais atingidas do que os homens. Há também uma maior incidência nas pessoas mais idosas do que nas mais jovens, provavelmente pela sua dieta, falta de exercício físico, uso de medicamentos e maus hábitos intestinais. Cerca de 40% das mulheres grávidas referem obstipação durante a gravidez.


Publicidade
Publicidade

Alexandre Dourado Salina – Campo Grande – MS



Sergio Antonio Mariano Da Rosa – Teresopolis – RJ