Pulso aberto: Como identificar e o que devo fazer?

Publicidade

O “pulso aberto” é um sintoma geralmente decorrente de traumas e esforços (fraturas, entorses, tendinites ou artroses), que podem ter lesionado alguma das estruturas do punho, como ossos e ligamentos.


Dúvidas relacionadas


Água oxigenada com bicarbonato de sódio clareia manchas na pele?

Não, água oxigenada com bicarbonato de sódio não clareia manchas na pele. A água oxigenada pode clarear somente os pelos e o bicarbonato atuaria como um esfoliante, mas a mistura não é capaz de clarear manchas na pele e é contraindicada, pois pode piorar o quadro.


Dor e sangramento no umbigo: o que pode ser e o que fazer?

Dor e sangramento no umbigo pode ser sinal de endometriose umbilical. A endometriose é a presença de endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero) fora da cavidade uterina. No caso da endometriose umbilical, o endométrio se desenvolve na região do umbigo, causando dor e sangramento durante o período menstrual.


O que são restos ovulares e como surgem?

Restos ovulares são pequenas quantidades de material gravídico que permanecem no útero após um aborto espontâneo, sendo detectados pelo exame de ultrassom transvaginal. Os restos ovulares surgem a partir de restos embrionários ou fetais, além de outros materiais relacionados com a gravidez.


Gota – Sintomas

A gota apresenta três fases:

A artrite gotosa aguda que, habitualmente, surge com inflamação de apenas uma articulação. O doente refere dor articular muito intensa com sinais inflamatórios exuberantes (calor, rubor e tumefação), com início frequentemente durante a noite, acordando-o. As articulações dos membros inferiores são as mais atingidas, nomeadamente a do primeiro dedo do pé. Seguem-se os tornozelos, os joelhos, os punhos, os dedos e os cotovelos. Os ombros raramente são envolvidos. Quando o pé não é atingido no primeiro episódio é muito provável que seja nos seguintes. A crise resolve-se espontaneamente após cinco a sete dias.
O período entre ataques, durante o qual o doente fica sem sintomas.
A gota tofácea crónica, que ocorre em pacientes com níveis elevados de ácido úrico não tratado durante anos. Caracteriza-se pela presença de tofos gotosos, que correspondem a uma acumulação de depósitos de monourato de sódio nas articulações e que, a longo prazo, contribuem para a formação de lesões ósseas por erosão. Os tofos encontram-se nos pavilhões auriculares, nas bolsas serosas, no antebraço, no tendão de Aquiles, e nos dedos das mãos ou dos pés. Por vezes pode haver ulceração destes tofos, com a saída dos cristais sob a forma de um conteúdo líquido leitoso.


Publicidade
Publicidade

Cristina Miranda Baccili Sarti – Osasco – SP



Dra Andrea Tranhaqui – Juiz De Fora – MG