O que é hiperplasia nodular focal? Como é o tratamento?
Hiperplasia nodular focal é um tumor benigno do fígado. Trata-se de um aumento do número de células do fígado que dão origem a nódulos focais. O nódulo geralmente é único e pode medir até 5 cm. Em alguns caso, a hiperplasia nodular focal pode ocorrer em simultâneo com o hemangioma, o tumor benigno mais comum do fígado (a hiperplasia nodular é o 2º mais comum).
Dúvidas relacionadas
Posso engravidar tomando pílula anticoncepcional?
A mulher que toma pílula anticoncepcional não apresenta ovulação e, por consequência, não possui período fértil.
Gustavo Gaia fumava desde os 16 anos e viu a vida mudar sem o cigarro
O representante de vendas Gustavo Gaia passou quase uma década dependente do cigarro e resolveu parar quando começou a sentir dores na garganta. Em pouco tempo sentiu os benefícios como a melhora no sabor dos alimentos e na disposição.
Dedo em garra/dedo em martelo – Sintomas
Os pacientes apresentam calosidades (hiperqueratoses) nos locais onde estas deformidades entram em contacto com os sapatos (por estes serem apertados ou por hiperpressão óssea). Pode mesmo ocorrer a formação de feridas ou úlceras, normalmente na ponta dos dedos ou na zona dorsal das articulações interfalângicas, dificultando, por vezes, o uso do calçado habitual.
Blefarite – Sintomas
Os sintomas são variáveis e podem ser leves e pontuais ou graves e persistentes. São comuns a sensação de irritação ocular, picadas, ardor, olho vermelho. Uma vez que as glândulas de Meibomius são fundamentais para a produção de lágrima (componente lipídico), a sua disfunção conduz a uma maior instabilidade do filme lacrimal e consequentemente a queixas de olho seco e possíveis lesões da superfície ocular. Por vezes são visíveis pequenas caspas na base das pestanas.