Queria saber o que significa arritmias supraventriculares?

Publicidade

Arritmia supraventricular é uma situação de “descompasso” do coração, ou batimentos cardíacos irregulares, por algum problema localizado na região acima do ventrículo, ou seja, nos átrios do coração.


Dúvidas relacionadas


Herpes simples: o que é, o que causa, quais os sintomas e tratamento?

Herpes simples é uma doença causada pelos vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) e tipo 2 (HSV-2). A infecção se caracteriza pelo aparecimento de feridas, além de bolhas pequenas e dolorosas na boca (herpes labial) ou nos órgãos genitais (herpes genital).


Estou amamentando e tomei pílula do dia seguinte, posso continuar amamentando?

Sim. A mulher que fez uso de pílula do dia seguinte pode continuar amamentando.


Endocardite – Sintomas

Pode manifestar-se de um modo gradual ou brusco, dependendo do agente e da doença cardíaca pré-existente. Os sinais mais comuns são febre, suores noturnos, arrepios, alterações na auscultação cardíaca, cansaço, dores articulares e/ou musculares, dificuldade na respiração, palidez, tosse persistente, perda de peso, sangue na urina, dor na região do baço (do lado esquerdo do estômago), pequenas manchas vermelhas na pele (petéquias), nódulos vermelhos e sensíveis subcutâneos nos dedos.

Se não for diagnosticada e tratada, pode causar complicações como lesões e infeções noutros órgãos, como acidente vascular cerebral, falência cardíaca ou morte.


Fígado gordo – O que é

Também conhecido como esteatose hepática, significa acumulação de gordura nas células do fígado.

O fígado é o segundo maior órgão do corpo e desempenha inúmeras funções, tanto na digestão e utilização dos nutrientes, como na remoção de substâncias prejudiciais, além de uma boa regulação da coagulação.

O fígado gordo é uma doença frequente que, em Portugal, afeta cerca de 15% dos adultos, o que indica a ocorrência de, aproximadamente, um milhão e 200 mil casos, dos quais 200 a 300 mil com as formas mais graves da doença, podendo progredir para cirrose hepática. Em termos globais, atinge cerca de 20% a 30% da população independentemente da idade, género ou etnia. Há uma incidência maior em homens, sobretudo em idades mais avançadas, e também nas mulheres pós-menopáusicas. Pode atingir cerca de 3% das crianças (com idades próximas aos quatro anos) e 20% a 50% das crianças obesas.

Esta acumulação de gordura no fígado resulta da sua ingestão em excesso, ao ponto do organismo não a conseguir processar. Fala-se em fígado gordo quando a gordura corresponde a 5% a 10% da massa do fígado.

Pode ser uma situação simples, que não causa lesão do fígado, ou pode evoluir para inflamação do tecido deste órgão, como acontece com a cirrose.


Publicidade
Publicidade