Vaginose bacteriana: como identificar e tratar?

Publicidade

A vaginose bacteriana é a causa mais comum de corrimento vaginal na mulher. Ela pode causar sintomas que incomodam o dia a dia da mulher e aumentar o risco de adquirir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).


Dúvidas relacionadas


Tivemos relação e 20 minuto depois recomeçamos, tem risco de engravidar?

Sim. Se houve relação sexual com penetração, sem uso de preservativos ou outro contraceptivo, tem risco de engravidar sim.


Dia Mundial do Coração

Quando você escolhe um alimento para comer, você pensa se ele pode fazer mal à sua saúde? Alimentos processados e ultraprocessados são popularmente conhecidos como alimentos industrializados. Você sabia que consumir esses alimentos em grande quantidade, além de favorecer doenças do coração, pode provocar diabetes, vários tipos de câncer e aumentar o risco de deficiências nutricionais? E que a lista de ingredientes dos alimentos industrializados pode ajudar a identificar se ele é prejudicial à saúde do seu coração? Convidamos especialistas para conversar conosco sobre a importância da escolha dos alimentos para a saúde do nosso coração.


Colite ulcerosa – O que é

É uma doença inflamatória crónica do intestino que afeta a camada que reveste internamente o intestino grosso ou cólon. Esta mucosa fica inflamada e com pequenas feridas na superfície que podem sangrar, além de produzir uma quantidade excessiva de secreção que eventualmente contém pus e sangue.

Pode afetar uma extensão variável de intestino grosso, desde apenas alguns centímetros do reto até à totalidade do cólon. Esta doença apresenta um impacto importante na vida dos pacientes, causando sintomas recorrentes de diarreia sanguinolenta, urgência rectal e uma sensação dolorosa causada por contratura do esfíncter anal.

A idade habitual do aparecimento dos sintomas tem dois picos: entre os 15 e os 40 anos e entre os 50 e os 80 anos. Contudo pode surgir em qualquer idade e em qualquer género. É mais comum quando existe um familiar em primeiro-grau com uma doença inflamatória intestinal. Em 20% dos casos começa durante a infância ou adolescência.

Estima-se que, em Portugal, afete cerca de 20 mil pessoas. A incidência da doença inflamatória intestinal na Europa é de cerca de 16 novos pacientes por 100 mil habitantes por ano. O crescimento desta enfermidade tem ocorrido nos países mais industrializados devido aos hábitos alimentares, a fatores ambientais e a estilos de vida mais sedentários.


Má digestão, dispepsia ou indigestão: quais os sintomas e o que fazer?

Má digestão, dispepsia ou indigestão é um desconforto na parte superior do abdômen, ou na barriga.


Publicidade
Publicidade

Maria Cristina Bertan – Londrina – PR



Iso Instituto De Saude Oral – Belo Horizonte – MG



Centro De Visao De Belo Horizonte – Belo Horizonte – MG