Unha encravada: quais as causas e como desencravar?
A unha encravada surge quando a borda da unha cresce para dentro da pele do dedo do pé. A pele ao longo da borda da unha encravada pode ficar vermelha e infectada. Os sinais e sintomas podem incluir dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha. O dedão do pé geralmente é o mais afetado, mas qualquer unha do pé pode ficar encravada.
Dúvidas relacionadas
Michael conta como os livros o ajudaram a superar o tabagismo
Quando sentia vontade de fumar, Michael Dias procurava um livro para manter a concentração e parar de pensar no cigarro. E para superar a ansiedade e relaxar, passou a caminhar e praticar exercícios.
Apneia do sono – Sintomas
É uma perturbação respiratória relacionada com o sono, de maior gravidade do que a roncopatia simples, e consiste na cessação do fluxo respiratório durante o sono por mais de 10 segundos e mais de cinco vezes por hora devido ao colapso da via aérea superior. A sua consequência direta é a alteração do padrão do sono, em que há uma incapacidade de se atingir as fases profundas, as que permitem o descanso físico e mental. Deste modo, o doente não se sente restabelecido pela manhã. Pode ter sonolência durante o dia, quer no emprego, quer a conduzir ou a fazer outras atividades simples do dia a dia. Pode também ter cefaleias, irritabilidade e alterações do humor. Nas situações mais graves pode haver deterioração intelectual, da atenção, memória e raciocínio bem como impotência sexual.
A incorreta oxigenação do sangue que ocorre durante a noite induz problemas graves como o aumento do trabalho cardíaco, hipertensão arterial, arritmias cardíacas, maior risco de enfarte agudo do miocárdio e alterações hormonais.
O que é clamídia, quais os sintomas e como é a transmissão?
A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. É uma infecção muito comum em jovens sexualmente ativos, sobretudo os que têm várias parcerias e praticam relações sexuais sem uso da camisinha.
Válvula cardíaca – O que é
As válvulas cardíacas são estruturas de material fibroso posicionadas na entrada e saída de ambos os ventrículos e promovem a abertura das câmaras para a passagem de sangue e o fecho das mesmas evitando o seu refluxo.
As válvulas cardíacas são denominadas de válvula tricúspide, pulmonar, mitral e aortica.