Quando é aconselhável a retirada do útero?
A retirada do útero (histerectomia) pode ser aconselhável em casos de mioma, dores pélvicas, prolapso uterino, sangramento uterino anormal, câncer e doenças com potencial de malignidade. Contudo, em algumas dessas situações, pode haver outras alternativas de tratamento que devem ser avaliadas pelo/a médico/a ginecologista e discutidas com a paciente.
Dúvidas relacionadas
O que significa no Rx: VT Vértebra de transição lombo-sacra?
VT significa “vértebra de transição”, trata-se de uma variação anatômica, aonde existe uma vértebra com características lombares e sacrais ao mesmo tempo. Não quer dizer que haja um problema, porém pessoas com essa variação, apresentam uma maior predisposição a doenças de coluna.
Cólera – O que é
Trata-se de uma infeção do intestino delgado causada por uma bactéria (Vibrio Cholerae). Esta é capaz de produzir uma toxina que o estimula a segregar grandes quantidades de um líquido rico em sais e minerais, causando diarreias muito graves.
É uma forma de diarreia infecciosa aguda que, se não for tratada, pode causar a morte em poucas horas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que, em cada ano, ocorram três a cinco milhões de casos de cólera, causando entre cem mil a duzentas mil mortes.
Esta doença transmite-se através da ingestão de água, mariscos ou outros alimentos contaminados pelos excrementos de pessoas infetadas. Surge, habitualmente, em determinadas zonas da Ásia, Médio Oriente, África e América Latina, ocorrendo os surtos nos meses de calor. A incidência é mais elevada entre as crianças.
A infeção pode ser causada por outras espécies da bactéria Vibrio. Neste cenário, a diarreia costuma ser muito menos grave do que a da cólera.
Doença nodular da tiroide – Sintomas
A maioria dos nódulos é assintomática, sendo geralmente descobertos num exame de rotina ou notados pelo doente como uma proeminência no pescoço. Alguns pacientes podem queixar-se de dor cervical, na mandíbula ou no ouvido. Quando se tornam grandes podem causar dificuldade em engolir ou respirar. Raramente produzem rouquidão.
Sinusite – Doenças e Tratamentos
A sinusite aguda define-se como uma inflamação de um ou mais dos seios perinasais que persiste durante menos de 3 semanas. Nos adultos, a sinusite é sobretudo maxilar, seguida por ordem de frequência de envolvimento pela infecção dos seios etmoidais, frontais e esfenoidais.