O que pode causar miocardite?

Publicidade

A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco (miocárdio), porção mais volumosa do coração, responsável por bombear o sangue para todo o corpo.


Dúvidas relacionadas


Varizes – O que é

Para prevenir a doença venosa, é fundamental começar por eliminar os factores de risco, ou pelo menos minimizá-los.

A Doença Venosa Crónica (DVC) atinge 3 milhões de portugueses, dos quais 2 milhões são mulheres e apenas metade recebe algum tipo de tratamento. Trata-se de uma prevalência bastante elevada e que merece uma reflexão mais cuidada, tendo em conta que é possível prevenir. Veja como.


Verruga – Doenças e Tratamentos

As verrugas são lesões benignas da pele, produzida pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV).


Fezes roxas, o que pode ser?

Fezes roxas podem ocorrer devido à digestão de beterraba, repolho roxo ou outro alimento que tenha pigmento roxo. As fezes do adulto normalmente têm coloração amarronzada. A mudança da cor das fezes pode indicar a ingestão de algum alimento ou medicamento colorido ou com corante, que é eliminado nas fezes, ou de algum distúrbio no organismo.


Cancro do Pulmão – Prevenção

A prevenção do cancro do pulmão passa fundamentalmente pela adopção de hábitos saudáveis, nomeadamente não fumar e evitar ambientes de fumo. Passa também por estar alerta aos sintomas da doença, devendo consultar o seu médico caso os mesmos se manifestem.

No caso de ser um fumador habitual, deverá realizar consulta periódica com o seu médico de família ou um pneumologista, para efectuar um diagnóstico precoce do cancro do pulmão. Poderá também realizar uma consulta de cessação tabágica numa das nossas unidades.

Em 2011 ficou estabelecido que a tomografia computadorizada (TC) de baixa dosagem é um procedimento válido e seguro para fazer rastreio de cancro do pulmão em populações com risco essencialmente baseado na carga tabágica.

 

Os critérios de inclusão num programa de diagnóstico precoce são:

Idade entre os 55-74 anos, com indicador superior a 30 unidade de maço ano (UMA – calculado pelo nº de maços por dia multiplicado pelo nº anos que o doente fuma) e cessação do tabaco há menos de 15 anos

Ou

Idade superior a 50 anos, indicador UMA superior a 20 e presença de outros factores de risco: doença pulmonar (DPOC, fibrose), antecedentes familiares de cancro do pulmão, exposição ocupacional ou antecedentes pessoais de cancro.


Publicidade
Publicidade

Dra Ana Flavia Mageste Pimentel – Juiz De Fora – MG



Inara Pinto Saavedra E Cia Ltda – Joacaba – SC