Quais as causas da aterosclerose?

Publicidade

A aterosclerose é uma doença degenerativa que provoca endurecimento e espessamento das paredes das artérias. Essas alterações dificultam a circulação sanguínea e favorecem a formação de placas de gordura e cálcio que podem obstruir o fluxo sanguíneo e levar a formação de trombos.


Dúvidas relacionadas


A segunda vez doeu mais que na primeira relação?

As primeiras vezes que a mulher tem relação são, vamos assim dizer, um pouco dolorosas, não somente a primeira, principalmente se a segunda vez for muito próxima da primeira, devido aos ferimentos na entrada da vagina causados pela primeira relação.


Dependência de substâncias – O que é

Define-se como uma dependência de um “tóxico” ou droga que provoca adicionalmente perturbações psicológicas.

As drogas não são todas iguais quanto à sua toxicidade: algumas são muito tóxicas, outras, como o álcool, podem ser ingeridas de forma controlada por muitas pessoas sem problemas de maior. Por outro lado, a heroína, ao contrário do álcool, é uma droga com menos efeitos tóxicos a longo prazo mas apresenta uma enorme capacidade de criar adição. Importa, por isso, distinguir a dependência causada por diferentes substâncias porque estas têm características diferentes e é possível utilizar algumas delas de forma não abusiva.

O que atribui perigosidade real, assim como o que induz e mantém o seu consumo é um conjunto de fatores que interagem de forma dinâmica e estão relacionados com as propriedades farmacológicas da substância, as características psicológicas do consumidor e o ambiente social que o rodeia. Significa isto que pessoas diferentes integradas em meios diferentes apresentam um maior ou menor potencial de se tornarem dependentes da mesma substância.

A compulsão por drogas ou por outras substâncias define-se quando estão presentes, em simultâneo, diferentes critérios:

Um forte desejo para as consumir;
Dificuldades em controlar o comportamento, tanto no que se refere ao início, fim e níveis de consumo;
Estado de abstinência fisiológico quando o uso cessa ou é reduzido;
Evidência de tolerância, na qual doses crescentes são necessárias para se obter um efeito inicialmente obtido com dosagens mais baixas;
Abandono progressivo de prazeres e interesses alternativos em favor do seu uso e aumento da quantidade de tempo necessária para se recuperar dos seus efeitos;
Persistência na sua utilização, apesar da evidência de consequências manifestamente nocivas.


Como substituir alimentos industrializados: Temperos caseiros

Tempero pronto? Caldo de carne em cubinho? Será que esse tipo de tempero é o melhor para a nossa saúde? Diante de tantas opções práticas no supermercado, a gente pode ficar em dúvida sobre o que levar. Nem sempre o que parece ser mais fácil é o melhor. E quem não gosta de uma comida bem temperada? O tempero é o que reforça o sabor e pode ser o segredo da receita. Vamos conversar sobre isso?


Alopecia – Doenças e Tratamentos

Trata-se da redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele. Afeta ambos os sexos, embora seja mais frequente nos homens.


Publicidade
Publicidade

Consultorio Medico Paulo Cezar Scatimburgo Dois Corregos – Dois Corregos – SP



Clínica Popular em Ibitiúra de Minas – MG