Marlon e Lívia largaram o cigarro para um ambiente saudável durante gravidez planejada

Publicidade

O fotógrafo Marlon Macosa e a nutricionista Lívia Ramos decidiram parar com o cigarro simultaneamente, por um ótimo motivo: a vontade de ampliar a família. Como resultado, um ambiente saudável para criar o bebê.


Dúvidas relacionadas


Doenças de pigmentação – O que é

A cor da pele, do cabelo e da íris é determinada por um pigmento, a melanina, que é produzido pelos melanócitos. Estas doenças resultam de alterações ao nível deste pigmento. Estes dependem de fatores raciais, da exposição à luz solar, que aumenta a sua produção como mecanismo de proteção contra a radiação ultravioleta, e de fatores hormonais.

A hipopigmentação, que corresponde a uma quantidade reduzida de pigmento, limita-se em regra a pequenas áreas e tende a resultar de um processo inflamatório prévio. Mais raramente, pode representar uma doença hereditária.

Pelo contrário, o aumento da quantidade de melanina (hiperpigmentação) pode ser uma resposta a alterações hormonais, como as que ocorrem na doença de Addison, durante a gravidez ou com o uso de contracetivos orais. A pele pode também escurecer em doenças como a hemocromatose ou a hemossiderose, ou como resposta a diversos medicamentos que se aplicam sobre a pele, se ingerem ou se injetam.


Comecei a tomar o Diane 35 e estou sangrando direto?

Não temos como estimar ao certo quanto tempo leva para parar o sangramento, entretanto mais de um mês com sangramento contínuo não pode ser considerado normal. Precisa procurar o quanto antes seu médico ginecologista.


Dieta vegetariana – Prevenção

A dieta vegetariana deve ser complementada com Vitamina B12 pois esta só é encontrada em alimentos de origem animal. A sua falta pode provocar anemia e danos neurológicos graves no seu bebé. Se forem sugeridos outro tipo de suplementos pelo seu médico será porque considera essenciais para o seu bebé e para o seu adequado crescimento e desenvolvimento.

Não devem ser oferecidos alimentos de difícil digestão: fritos, mel, conservas ou fumados e alimentos que apresentem risco de asfixia (frutos secos e frutos de caroço).

A comida preparada em casa pode ser conservada no frigorífico até 2 dias ou congelada.

Não devem ser adicionados sal, açúcar ou especiarias até aos 12 meses.

A comida sólida deve ser oferecida à colher e nunca no biberão.

Deve ser respeitada a dose máxima de fibras diária (0,5 g/kg/dia) porque esta pode limitar a ingestão e absorção adequada de nutrientes.

A dieta vegetariana deve ser idealmente acompanhada pelo seu médico assistente e por uma equipa de Nutrição.


Doenças cardiovasculares: Quais os fatores de risco e como prevenir?

Existem diversos fatores de risco que favorecem o aparecimento das doenças cardiovasculares. Os principais estão relacionados com idade, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse, alimentação com excesso de gorduras, outras doenças cardiovasculares prévias, níveis altos de colesterol e triglicérides no sangue e predisposição genética.


Publicidade
Publicidade

Consultorio De Psicologia Merege – Campo Grande – MS



Jeordana Cristina Machado Lemos – Goiania – GO