Afeções Gástricas e Esofágicas – Doenças e Tratamentos

Publicidade

Os termos de indigestão e dispepsia são geralmente intermutáveis e são referentes a um conjunto de sintomas do sistema digestivo superior que estão habitualmente associados à ingestão de alimentos.


Dúvidas relacionadas


Queratocone – Sintomas

Os sintomas variam consoante a fase da doença. Como a córnea é a camada transparente dos olhos que permite a entrada da luz, qualquer anomalia na sua superfície afetada de modo significativo a visão, tornando tarefas simples muito difíceis e cansativas, com forte impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas.

As queixas mais comuns são a redução da acuidade visual, mesmo com óculos, visão flutuante, necessidade de trocar frequentemente de óculos, visão dupla, imagens com “fantasma”, visão turva ou distorcida, cansaço visual, sensibilidade à luz e perceção de halos ao redor das luzes.

A distorção da córnea associada ao queratocone causa também redução da sensibilidade ao contraste.


O que é alveolite e quais são os sintomas?

Alveolite é uma  complicação decorrente de uma extração dentária. Essa alveolite pode começar a partir do terceiro dia após a retirada do dente e se prolongar por até 15 dias. A alveolite acontece em decorrência da ausência do coágulo intra alveolar (estrutura do dente) causando aumento da sensibilidade, mal hálito e exposição do tecido ósseo.


Cancro do Fígado – O que é

O cancro do fígado é um dos tipos de cancro do sistema digestivo, sendo também um dos tipos de tumores hepatobiliopancreaticos (fígado, pâncreas e vias biliares).

As células epiteliais do fígado são as responsáveis pela constituição do tecido do fígado. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, este processo chama-se regeneração celular.

 

Quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (DNA) tornam-se células de cancro. Estas não morrem quando envelhecem ou se danificam e produzem novas células, que não são necessárias, de forma descontrolada e dando lugar à formação de um cancro.

 

Ao contrário das células normais, as células de cancro do fígado não respeitam as fronteiras do órgão, invadindo os tecidos circundantes ou disseminando a outras partes do organismo. A este processo dá-se o nome de metastização.


O que faz a mulher menstruar duas vezes no mesmo mês?

A mulher pode menstruar duas vezes no mesmo mês quando ela possui um ciclo menstrual curto. Sendo assim, o intervalo entre uma menstruação e outra é menor de 28 dias e, ocasionalmente pode coincidir de duas menstruações ocorrerem no mesmo mês, o que pode ser considerado normal.


Publicidade
Publicidade

Adelia De Carvalho Rodrigues – Barra Mansa – RJ



Santos Leal Servicos Medicos De Imagens Ltda – Pedreira – SP