Alzheimer – Doenças e Tratamentos
Dúvidas relacionadas
Cancro da Mama – O que é
Quando as células mamárias normais envelhecem ou são danificadas, morrem naturalmente.
Quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (ADN), tornam-se células de cancro, que não morrem quando envelhecem ou se danificam, e produzem novas células que não são necessárias de forma descontrolada, resultando na formação de um cancro.
Ao contrário das células normais, as células de cancro da mama não respeitam as fronteiras do órgão, invadindo os tecidos circundantes e podendo disseminar a outras partes do organismo.
Por exemplo, as células de cancro podem invadir os gânglios linfáticos mais próximos, nomeadamente os localizados debaixo da axila, os gânglios da base do pescoço e os gânglios da parede torácica.
Posteriormente podem atingir órgãos à distância como os ossos, fígado, pulmões e cérebro. A este processo dá-se o nome de metastização.
Entre as ações de cuidado e prevenção Mal Subito
- procurar por um médico ao observar algum sintoma diferente;
- realizar check-ups para diagnóstico precoce de doenças silenciosas;
- incluir atividade física na rotina;
- optar por uma alimentação rica em frutas, verduras, grãos e proteínas de qualidade;
- hidratar-se;
- evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal;
- controlar os níveis de colesterol, hipertensão e diabetes;
- buscar formas de reduzir os níveis de estresse;
- dormir bem;
- reduzir a gordura abdominal.
O que pode causar coceira nas pernas?
Artrose do polegar – O que é
A articulação da base do polegar é formada por um dos ossos do carpo (trapézio) e o primeiro dos três ossos do polegar (Metacárpico). Esta articulação (trapézio-Metacárpica) permite a mobilidade e a preensão do polegar com os outros dedos. Na osteoartrose, a camada de cartilagem deteriora-se e os ossos roçam entre si. Frequentemente afeta a articulação da base do polegar, também chamada trapézio-metacárpica. A artrose trapézio-metacárpica (Rizartrose) vai lentamente destruindo a articulação. A Rizartrose é mais frequente nas mulheres com mais de 40 anos, mas qualquer pessoa pode tê-la. Geralmente atinge ambos os polegares.