Astigmatismo – Sintomas
A presença de astigmatismo traduz-se numa redução da qualidade da visão. Numa criança, essa diminuição pode passar despercebida, sobretudo se afetar apenas um olho. Os mais novos podem queixar-se de dores de cabeça, de cansaço, o seu rendimento escolar pode ser inferior, tendem a aproximar-se muito da televisão ou dos objetos mas, em muitos casos, nada disso acontece. Por essa razão, é importante realizar um rastreio oftalmológico por volta dos três anos. Essa consulta permitirá detetar a presença de astigmatismo, miopia ou hipermetropia e, se necessário, proceder à sua correção. No adulto, as queixas são mais óbvias porque é mais fácil perceber e verbalizar a dificuldade visual. Nesta patologia, tanto a visão ao perto como a ao longe estão comprometidas.
Dúvidas relacionadas
Barriga inchada, azia, dor nas costas e muita fome. Pode ser gravidez?
Barriga inchada, azia, dor nas costas e muita fome podem ser sintomas de gravidez, principalmente porque a sua menstruação está atrasada, que é o indício mais evidente de que você pode estar grávida.
Verrugas – Sintomas
Na pele formam-se pequenas calosidades que crescem lentamente, notando-se no seu centro pequenos pontos negros. Por vezes tornam-se salientes e a superfície é parecida com uma couve-flor. As verrugas podem aparecer em qualquer local, mas são mais frequentes nas mãos e nos pés.
Incontinência anal – O que é
A incontinência anal consiste na perda involuntária de fezes e/ou gases pelo ânus.
Pode resultar de lesão traumática do aparelho esfinteriano anal (trauma obstétrico ou perineal, complicação local de intervenções cirúrgicas ano-retais) ou da perturbação funcional neuromuscular do esfínter anal devido a doenças crónicas (diabetes mellitus, esclerose múltipla, etc) ou neoplasias.
Esta patologia condiciona geralmente uma alteração do equilíbrio emocional, social e psicológico do doente, que muitas vezes oculta os sintomas atrasando o seu diagnóstico.
Diário alimentar: anotar o que você come ajuda a melhorar seus hábitos
Na correria cotidiana, acabamos não percebendo o que comemos e a quantidade que consumimos de alimentos saudáveis e também daqueles que não fazem bem ao organismo. Que tal fazer você mesmo uma avaliação?