Beringela – O que é

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A beringela, produto originário da região da Índia e que se adapta facilmente a climas tropicais, possui um formato ovalizado com casca preta, sendo o interior branco com sementes.

Em virtude da sua composição tem sido destacada como um produto cujo consumo pode trazer vários benefícios. É um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de ser uma importante fonte de beta-caroteno. Possui também entre outros uma boa quantidade de sais minerais, tais como, magnésio, zinco, potássio, cálcio. Todos estes compostos actuam de formas distintas e proveitosas no nosso corpo.


Dúvidas relacionadas


Bruxismo – Doenças e Tratamentos

Comportamento inconsciente que consiste no hábito de ranger e friccionar os dentes e que se acredita estar ligado à ansiedade e ao stress, bem como à forma como os dentes se ajustam.


Estou tomando o anticoncepcional Adoless e emendei 2 cartelas, no meio da 2º cartela tive um sangramento e cólica, isso é considerado o escape?

Sim. O uso de anticoncepcional sem interrupção pode apresentar escape, sem que signifique um sinal de anormalidade.


Munchausen, Síndrome de – Doenças e Tratamentos

A Síndrome de Munchausen é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela simulação consciente, compulsiva, deliberada e contínua de sintomas e ainda pela provocação dos mesmos, sem que haja uma vantagem óbvia para tal atitude a não ser a de obter cuidados médicos e de enfermagem.


Autismo – Sintomas

O autismo manifesta-se habitualmente nos primeiros 3 anos de vida, particularmente na faixa etária dos 15 meses aos 3 anos, altura em que é esperada uma grande evolução nas competências de comunicação das crianças. Os sinais de alarme incluem:

Não apontar com o dedo para pedir ou mostrar aos 16 meses
Usar pouco o contacto ocular para fazer pedidos e na comunicação em geral
Não responder ao seu nome
Não se envolver em gracinhas e jogos de imitação (ex: bater palminhas)
Ser muito independente em idade precoce, isto é, não solicitar/envolver os outros
Apresentar comportamentos repetitivos como rodar objetos ou alinhar formas e cores
Não usar frases de duas palavras aos dois anos ou deixar de dizer palavras que já dizia

No entanto, é necessária uma avaliação detalhada e integrada para confirmar o significado destes sintomas. Algumas crianças têm sintomas isolados que não correspondem necessariamente ao diagnóstico de PEA.

A dificuldade em descodificar as ações e o pensamento do outro, o atraso na linguagem (frequente, mas não obrigatório), a necessidade de estimulação sensorial ou hipersensibilidade a determinados estímulos (ex: estímulos sonoros), podem associar-se a birras frequentes e difíceis de acalmar, agressividade ou comportamentos estranhos para as outras pessoas.

Algumas condições com sintomas mais leves podem tornar-se evidentes apenas mais tarde (depois dos 3 anos), quando passa a existir uma maior exigência em relação ao comportamento social da criança/adolescente.

Os interesses específicos podem determinar que a criança se destaque em competências específicas, acima do esperado para a sua idade (ex: conhecer todas as marcas de automóveis, ou números e letras precocemente). Contudo, nas situações de PEA, existem outras competências importantes que ficaram para trás, principalmente do ponto de vista social.


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