Cistite – Sintomas

Publicidade

O principal sintoma deste grupo de doenças é a dor vesical/suprapúbica (“baixo ventre”), que tipicamente aumenta à medida que bexiga enche e alivia com o seu esvaziamento. Esta dor leva ao aumento da frequência urinária, uma vez que os doentes evitam que a bexiga encha demasiado para que não tenham dor.

As bactérias que dão origem a uma cistite numa primeira fase, colonizam o vestíbulo da vulva e a região peri uretral. A partir destas localizações, um pequeno número destes microrganismos pode subir até à bexiga e, mais raramente até ao rim. Em circunstâncias normais, são eliminados pelo fluxo e pelas propriedades antibacterianas da urina. Se não forem eliminados, iniciar-se-á uma colonização ou uma infeção, dependendo do equilíbrio entre a virulência da bactéria, os mecanismos defensivos locais e a presença ou não de alterações anatómicas ou funcionais do trato urinário.

Se não se produzir nenhuma lesão inflamatória da mucosa vesical, então tratar-se-á de uma colonização assintomática. Quando o microrganismo consegue causar danos nos tecidos que se traduzem no aparecimento de sintomatologia gera-se a cistite.

Os sintomas mais sugestivos da cistite são:

Dor ao urinar (disúria)
Sensação de urgência e realização de um maior número de micções em pequena quantidade (polaquiúria)
Pode ocorrer hematúria (presença de sangue na urina)
Desconforto na região pélvica
Sensação de pressão na região abdominal inferior
Febre pouco elevada
A urina tende a ser mais escura, turva e com um odor forte

Nas crianças, a cistite pode traduzir-se pela ocorrência de episódios diurnos de enurese (micção involuntária).


Dúvidas relacionadas


Artrite/ Artrose da Mão e Punho – O que é

É uma inflamação que afeta os vários elementos que constituem uma articulação (zona onde se encontram dois ou mais ossos e que permite a realização de movimentos).

 

Manifesta-se com dor localizada à articulação afetada, acompanha-se de diminuição do movimento da mesma articulação e tipicamente agrava com a idade.

 

As artrites mais comuns são as artroses e a artrite reumatoide. Nas artroses a cartilagem, que é o revestimento dos ossos nas zonas de articulação e que permite o deslizar destes para a realização de movimento, sofre desgaste chegando mesmo a desaparecer. A artrite reumatoide é uma doença em que o próprio organismo ataca o revestimento interno das articulações.


Qual o tratamento do botulismo?

O tratamento do botulismo deve ser instituído imediatamente na suspeita diagnóstica e é feito com um antídoto (anti-toxina) específico. É importante salientar que o antídoto só neutraliza a toxina circulante, ou seja, aquelas toxinas que já se ligaram aos nervos não podem ser neutralizadas e permanecem ligadas aos nervos por longo período.


Arroz com feijão e alimentos com fibras: dois grandes aliados da alimentação dos idosos

Antes dominantes nos pratos brasileiros, os alimentos frescos hoje em dia competem com os produtos processados. Atualmente, muita gente deixa de preparar a própria comida.


Fiz um ultrassom e não tinha mais batimento nem embrião?

Deve levar o resultado ao seu médico e vocês dois juntos decidem o que fazer.


Publicidade
Publicidade

Clinica Dr Stelo Lima Ltda – Fortaleza – CE



Jennifer De Almeida Moriya – Belem – PA



Clínica Popular em Pirambu – SE