Cólera – Sintomas
Os sintomas de cólera iniciam-se, em média, um a três dias após a infeção. A diarreia é habitualmente súbita, indolor e aquosa e pode acompanhar-se de vómitos. Nos casos mais graves, as perdas de líquidos podem ser de um litro por hora, embora como regra a quantidade perdida seja muito menor. Noutros, a grande diminuição de água e sal provoca uma desidratação acentuada, com sede intensa, cãibras musculares, debilidade e uma produção mínima de urina. A perda de líquidos nos tecidos causa um quadro com olhos muito encovados e com a pele das extremidades muito enrugada. Se não for tratado, os graves desequilíbrios no volume sanguíneo e a maior concentração de sais podem conduzir a insuficiência renal, choque e coma.
Os sintomas costumam desaparecer ao fim de três a seis dias. Os indivíduos afetados libertam-se, geralmente, do microrganismo em duas semanas, mas alguns convertem-se em portadores permanentes.
Dúvidas relacionadas
Vómitos nas crianças – Conselhos práticos
Se a criança vomitou mais de uma vez, dar-lhe uma bebida açucarada, uma bolacha com doce ou um pouco de açúcar pode ajudar a interromper os vómitos e manter a criança hidratada e sem hipoglicemia
Passada meia hora, dar-lhe pequenos goles de chá fraco açucarado ou de soro de hidratação oral, com intervalos de tempos regulares
Se for necessário um antipirético, optar por um supositório
Fazer uma dieta sem gorduras
Não forçar a criança a comer
Não transmitir ansiedade à criança
Bicicletas: locomova-se com segurança
Hiperplasia benigna da próstata (HBP) – Sintomas
Em alguns casos, o esforço da micção pode determinar o aparecimento de sangue na urina. Se a obstrução for completa, a micção torna-se impossível, causando um quadro de dor aguda, muito intensa, na parte inferior do abdómen. Podem ainda ocorrer infeções da bexiga, com sensação de ardor durante a micção e febre.
A urina que permanece na bexiga pode ser uma fonte de formação de cálculos urinários, cuja eliminação provoca dor.
Raramente, se o diagnóstico e o tratamento não forem realizados, o resíduo da urina tende a aumentar a pressão sobre os rins, com potencial para ocorrerem lesões renais.