Cólica abdominal – Doenças e Tratamentos
Dúvidas relacionadas
Dor no peito ao respirar: o que pode ser? Pode ser grave?
Crostas – O que é
São formadas a partir da dessecação de sangue, líquido inflamatório ou pus proveniente de uma lesão subjacente, acabando por se desunirem com a reparação do tecido cutâneo.
Raio-X – O que é
O uso da radiografia em Medicina é muito antigo e permite, entre outras aplicações, o diagnóstico de múltiplas alterações estruturais, doenças ou presença de corpos estranhos.
Nestas técnicas, são emitidos raios-X através do corpo humano. Essa radiação irá ser absorvida ou refletida pelas estruturas internas e as radiações remanescentes irão ser transmitidas a um detetor originando uma imagem que pode ser estudada. Esse registo pode ser em película mas, cada vez mais, é feito em suporte eletrónico.
Pela sua natureza, as imagens obtidas são estáticas. Existem outros métodos de diagnóstico que correspondem a variações da radiografia. Um dos exemplos são os estudos com contraste, nos quais um agente de contraste é radiopaco é introduzido no organismo de modo a permitir diferenciar determinadas estruturas. Estes estudos são úteis para avaliar os vasos sanguíneos, o tubo digestivo e as vias biliares.